Curso inédito de Lourenço Mutarelli propõe imersão nas artes visuais explorando diferentes técnicas
PublishNews, Redação, 09/02/2024
Primeiro curso oferecido pela nova plataforma Seiva, online e gratuito até o dia 07/03, oferece um mergulho meditativo nas artes plásticas por meio de conversas sobre o fazer artístico

Curso de Lourenço Mutarelli é o primeiro da nova plataforma | © Seiva
Curso de Lourenço Mutarelli é o primeiro da nova plataforma | © Seiva
Com 30 vídeos que revelam o fazer criativo de Lourenço Mutarelli, o novo e inédito curso "Processos" já está disponível ao público gratuitamente por tempo limitado – até esta sexta-feira (9), já são cerca de 2,5 mil inscritos. Este é o primeiro curso oferecido pela nova plataforma Seiva. As aulas foram gravadas por Mutarelli na intimidade de sua casa, durante o isolamento da pandemia. No curso, o multifacetado artista divide dicas, lições de criação e pensamentos sobre arte enquanto reflete sobre suas inspirações e referências.

O curso é gratuito até o dia 07 de março de 2024, e o conteúdo ficará disponível por três meses a partir do momento da inscrição. Depois do dia 7, custará R$ 97 para novos alunos. As inscrições podem ser feitas aqui.

Partindo da observação de uma pipoca, Lourenço explora técnicas que passam por escala tonal, composição de cores e tinta acrílica em diferentes suportes. Já no terreno do recorte, ele mostra a realização de uma colagem completa em seu caderno, fazendo, ao mesmo tempo, uma introspectiva análise da própria obra.

O curso é direcionado a todas as pessoas que gostariam de entender o pensamento por trás da criação artística: artistas de áreas diversas, interessados em desbloquear e investigar seus próprios processos, e leigos que desejam começar, desde o básico, a produzir desenho, pintura ou colagem. O curso será online, em módulos, e conta com 30 vídeos de processos artísticos que totalizam 10 horas de aula.

“Apenas observar a produção de Mutarelli já é uma aula como nenhuma outra. Através de prática e experiências, ele ensina muito mais do que a forma de se segurar um lápis ou pintar um papel, mas como contornar o medo e fazer da ansiedade uma ferramenta”, comenta o editor e escritor Angelo Dias, ex-aluno de Lourenço.

Artista múltiplo e admirado por pares como Chico Buarque, Caetano Veloso, Antônio Fagundes e Arnaldo Antunes, Lourenço é escritor, ator, dramaturgo e quadrinista formado em educação artística pela pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Começou a carreira como redator e desenhista de HQs, com títulos como Transubstanciação (1991) e a trilogia do detetive Diomedes.

Em 2002, lançou O cheiro do ralo, seu primeiro romance, posteriormente adaptado para o cinema e estrelado por Selton Mello. Nos anos seguintes, publicou os romances O natimorto (2004), A arte de produzir efeito sem causa (2008), O Grifo de Abdera (2015) e O livro dos mortos (2022), entre outros. Atualmente, a maior parte de seus títulos disponíveis é publicada no Brasil pela Companhia das Letras e pela Comix Zone.

“Eu não me considero um artista: sou um ilusionista, e quero que meus alunos também possam criar ilusões. Quero que sintam prazer com o que estão criando, que deem valor ao que estão fazendo. Quero dividir tudo que aprendi da forma mais didática possível”, diz Mutarelli.

O curso é o primeiro do catálogo da Seiva, um híbrido de escola digital e editora focada em explorar o universo das artes e da criatividade em diferentes âmbitos. Por trás dessa empreitada, que se iniciou no final de 2023, estão dois editores com experiência no mercado: Daniel Lameira e Adriano Fromer. Lameira foi um dos fundadores e idealizadores da Antofágica e tem passagens pelas editoras Intrínseca, LeYa e Aleph, empresa dirigida pelo agora também sócio da Seiva, Fromer. Este está há vinte anos à frente da Aleph, que, nesse período, tornou-se referência mundial na publicação de ficção científica.

[09/02/2024 08:30:00]