Publicidade
Apanhadão: Reportagem destaca preços altos nos livros didáticos para o setor privado
PublishNews, Redação, 29/01/2024
Em outra matéria, uma tendência dos romances young adult para 2024: os livros com esportes

Reportagem menciona os preços altos de livros didáticos no setor privado | © Freepik
Reportagem menciona os preços altos de livros didáticos no setor privado | © Freepik
Não é o começo de ano mais tranquilo para as editoras de livros didáticos: depois de uma reportagem levantar suspeitas de práticas irregulares no âmbito do PNLD, outra matéria – agora no Estado de Minas – questiona a diferença de preços praticados para o programa governamental e o mercado de escolas privadas, onde um pacote com livros pode custar até R$ 3 mil, segundo a reportagem. “O que rege é o livre mercado. Como a compra é certa, o aluno não pode frequentar a escola sem o livro, o preço é determinado pelo mercado”, explicou o coordenador do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Marcelo Barbosa.

O Globo captou nessa semana uma "subtendência" de romances young adult para este ano, o de livros com contexto nos esportes, cujas vendas poderiam ser beneficiadas pela realização das Olímpiadas, no meio do ano, em Paris. Com livros como Quebrando o gelo (Rocco), de Hannah Grace, o hóquei virou um dos principais carros-chefes do nicho, segundo o jornal. Outros exemplos são O efeito Graham (Paralela), de Ellie Kennedy, que sai em abril, e Unsteady, de Peyton Corinne, adquirido pela Arqueiro. Futebol americano, basquete e fórmula 1 são outros esportes que aparecem nos livros.

A Folha publicou um trecho do novo livro de Judith Butler, Quem tem medo de gênero? (Boitempo), em que a filósofa americana "sustenta que o gênero não é uma propriedade individual, mas resulta de expectativas socialmente construídas ao redor da atribuição de sexo". A coluna Painel das Letras noticiou a criação de dois novos selos editoriais voltados para obras de ciências humanas, e o jornal também resenhou livros de Colson Whitehead e Jason Mott.

O astrofísico Neil deGrasse Tyson, que está lançando um livro pela Record, deu uma entrevista para a revista Veja sobre grandes dilemas da civilização. No Uol, Rodrigo Casarin escreve sobre a literatura feita com auxílio do ChatGPT, e o portal também discutiu a repercussão sobre a questão da presença de livros no BBB.

No Correio Braziliense, uma reportagem percorreu os sebos da cidade para mostrar como eles se tornaram lugares de passeio. No Nexo, a escritora Liana Ferraz indicou cinco livros para quem busca melhorar a própria escrita.

Tags: Apanhadão
[29/01/2024 10:40:00]
Matérias relacionadas
A crítica do jornal 'O Globo'​ sobre o desfile da Unidos da Tijuca considerou o enredo como o ponto alto da escola
Veja também: Neil Gaiman, clubes de leitura, escritores citados nos arquivos de Epstein
Veja também: Artigo do The New York Times sobre a queda de influência de 'Harry Potter' entre a geração Z e a alta de Adélia Prado do hospital
Leia também
Casa editorial fundada em 2001, em São Paulo, se consolidou no mercado com obras de negócios, carreira, inovação, marketing e desenvolvimento pessoal
Paper Republic e Singing Grass anunciam o Prêmio de Tradução Literária 'The Voices of Today', que aceita inscrições até meados de abril. Veja como se candidatar!
Milhares de títulos autopublicados da Draft2Digital estarão disponíveis na nova plataforma de e-books da Bookshop.org, lançada há cerca de um ano