Em 2024, a ideia é lançar um livro por mês, e já estão no prelo títulos inéditos no Brasil como Arte e medo, de David Bayles e Ted Orland, Como criar histórias, de Ursula K. Le Guin, e A anatomia da história, de John Truby.
No catálogo de cursos, estão alinhados cursos de produção conteúdos de referência para escritores e criativos, entre eles Arte das Histórias, com a escritora e dramaturga Livia Piccolo, Como Criar Capas, da designer e artista gráfica Giovanna Cianelli, e um curso de prática de escrita com mais de 40h de aulas e 10 professores. Além dos cursos e dos livros, a Seiva também vai oferecer experiências de imersão no processo criativo de artistas nacionais.
“É quase como se fosse uma Smart Fit do mundo artístico, sabe?”, brinca Daniel Lameira numa conversa com o PublishNews. “O fazer artístico é algo que pode fazer bem para todo mundo: investigar, criar, desenhar, fazer uma música, se abrir para visitar esse mundo interno e transformar em arte. Assim como os exercícios físicos podem fazer bem para todo mundo, mesmo que a pessoa não queira ser uma atleta profissional”.
O objetivo básico é mesmo contribuir no desenvolvimento do potencial criativo e artístico das pessoas, mas as experiências anteriores dos sócios, claro, definem alguns caminhos: Fromer está há vinte anos à frente da Aleph, editora referência no Brasil quando o assunto é ficção científica (e que publica diversos outros gêneros), e também, há cinco, é sócio e fundador da Quantum Academy, definida como “escola de transformação”. Lameira foi um dos fundadores e idealizadores da Antofágica e tem passagens pelas editoras Intrínseca, LeYa e Aleph, além de ser o criador do curso Vida do Livro, agora também no ecossistema da Seiva.
“A empresa é uma forma de pensar como pode ser uma editora nascida nesse momento em que o digital vem ganhando cada vez mais proeminência e aproveitar esse momento com um trabalho transmídia”, explica Lameira. Fromer complementa dizendo que a estratégia não é a de formação rápida de um catálogo grande – modelo de negócio mais tradicional –, mas sim utilizar o conteúdo como um todo e monetizar também de outras formas.
“A gente tem uma estratégia clara, mas sabemos também que daqui a seis meses pode aparecer alguma oportunidade e podemos nos adaptar a esses movimentos”, projeta o editor. “Com a nossa experiência, o que está divertido no processo todo é que existe uma empolgação, mas não é uma empolgação juvenil. Temos uma estrutura com conhecimento e bastante pragmatismo no processo”.
Uma palavra que aparece no final da conversa para definir o trabalho, mas sem menos importância, é “comunidade”.
“Como é melhor para as pessoas se sentirem bem para criar?”, questiona Lameira. “O primeiro passo que definimos foi que seria elas se sentirem acolhidas em uma comunidade. Essa palavra é chave nas nossas discussões de estratégia e de próximos passos".
A Aurora, a newsletter da Seiva, é assinada por Nathan Fernandes, ex-editor da Galileu. A Clareira, podcast de entrevistas com artistas, será apresentado por Lameira e produzido por Jess Correa, que já foi produtora para marcas como Lab Fantasma e Globoplay. O branding é assinado pelo estúdio Sonhorama, comandado por Giovanna Cianelli, com colaboração de Pedro Inoue. A pré-venda do primeiro livro editado pela Seiva começo ainda neste primeiro bimestre de 2024.