Publicidade
Sandra Annenberg e Ernesto Paglia serão os mestres de cerimônia do 65º Prêmio Jabuti
PublishNews, Redação, 28/11/2023
Entrega da premiação será no dia 5 de dezembro, para convidados, no Theatro Municipal de São Paulo; evento terá transmissão online pelo YouTube e TikTok da CBL

Ernesto Paglia e Sandra Annenberg | © Divulgação / CBL
Ernesto Paglia e Sandra Annenberg | © Divulgação / CBL
O 65º Prêmio Jabuti terá como mestres de cerimônias os jornalistas Sandra Annenberg e Ernesto Paglia, ambos da Rede Globo. A entrega das estatuetas desta edição será no dia 5 de dezembro, às 20h, para convidados, no Theatro Municipal de São Paulo.

Sandra Annenberg tem carreira jornalística de destaque sendo reconhecida por sua atuação como apresentadora e repórter em diversos programas da Rede Globo, onde também foi âncora e editora executiva do Jornal Hoje. Atualmente, apresenta o Globo Repórter.

Ernesto Paglia, igualmente respeitado no campo do jornalismo, foi repórter especial e fez a cobertura jornalística de eventos nacionais e internacionais significativos em sua carreira.

Será a primeira vez que eles apresentarão juntos uma cerimônia de entrega de prêmios.

Este ano, no total, a premiação contou com 4.225 obras inscritas, que mostram o tamanho do prêmio e da literatura brasileira.

Na ocasião, serão conhecidos os vencedores das 21 categorias do Prêmio – distribuídos em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação – e o Livro do Ano. O evento também será transmitido pelo canal oficial do Youtube da CBL e também pelo TikTok do Prêmio Jabuti.

Nesta edição, Hubert Alquéres é o responsável pela curadoria do Prêmio Jabuti. Atuante nas áreas de cultura e educação há mais de 40 anos, tem uma história antiga com o mais importante prêmio do livro brasileiro: durante seis anos, coordenou a Comissão do Prêmio Jabuti na Câmara Brasileira do Livro (CBL).

A novidade de 2023 é a nova categoria, Escritor Estreante, que será voltada a autores que tenham publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. O livro deve ser Romance de Entretenimento ou Romance Literário.

Outro destaque desta edição é para o vencedor da categoria Livro do Ano, que além de ser contemplado com a estatueta dourada, receberá o valor de R$ 70 mil e, de forma inédita, uma viagem para a próxima Feira do Livro de Frankfurt, com uma agenda especial elaborada pela CBL para reuniões com editores, agentes literários e outros escritores do mundo todo.

[28/11/2023 10:00:00]
Matérias relacionadas
Imortal da ABL falou sobre o sentimento e a importância de ser a Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2025
Cerimônia será nesta segunda (27), no Theatro Municipal do Rio, com apresentação de Marisa Orth e Silvio Guindane
Com curadoria e mediação de Thais Pessanha, iniciativa realiza encontros mensais gratuitos online, sempre ao vivo e com recursos de acessibilidade aos participantes
Leia também
Iniciativa da Physalis Editora, em parceria com o Instituto de Leitura Quindim, revela talentos da literatura infantil brasileira
Entre os premiados, chamou a atenção serem mais homens, mas valeu pela presença de editoras de pequeno e médio porte; Ana Maria Machado emocionou-se ao ser aplaudida como Personalidade Literária do Ano
Treze editoras concorrem com livros finalistas; Silvana Tavano, Maria do Carmo Ferreira, Ana Maria Vasconcelos e Fabiano Calixto são os brasileiros com obras selecionadas