O que estou lendo: Estevão Azevedo
PublishNews, Guilherme Sobota, 28/09/2023
Escritor e editor é um dos convidados do programa Viagem Literária, que está percorrendo as bibliotecas públicas do estado de SP com atividades gratuitas

Mestre em Literatura Brasileira e editor, o escritor Estevão Azevedo é um dos convidados do programa Viagem Literária, que está percorrendo as bibliotecas públicas do estado de SP com atividades gratuitas. Azevedo ganhou em 2015 o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Melhor Romance do Ano, por Tempo de espalhar pedras (publicado na época pela Cosac Naify, hoje pela Record), também lançado na Itália e em Portugal. Em 2021, fez sua estreia na literatura infantojuvenil com os livros O dia em que meu prédio deu no pé! (Companhia das Letrinhas) e Pronto, foguete, vamos! (FTD).

O PublishNews perguntou a Estevão Azevedo o que ele está lendo, e esta foi a resposta:

"Minha leitura atual é O livro das evidências (Biblioteca Azul), do irlandês John Banville, na magnífica tradução de Fabio Bonillo. Um homem narra ao júri os fatos de sua vida que o levaram a cometer um assassinato. Aos poucos conhecemos, por meio de um prosa absolutamente elegante, as sucessivas derrocadas capazes de transformar esse homem dono de uma vida confortável e luxuosa em alguém capaz de matar e as consequências dessa queda. Dotado de um estilo raro na literatura contemporânea, John Banville mescla humor brutal e uma análise arguta dos recantos mais sombrios da mente humana."

O livro das evidências
Autor: John Banville
Tradução: Fabio Bonillo
Editora: Biblioteca Azul
240 pp | R$ 79,90

Sinopse da editora:

"Frederick Charles St. John Vanderveld Montgomery, mais conhecido como Freddie Montgomery, é um exemplo de bon-vivant. Após abandonar o emprego de cientista, decide morar com a esposa, Daphne, e o filho em uma ilha do Mediterrâneo, bebendo gim e aproveitando os prazeres da vida às custas do dinheiro da família.

Quando a herança deixada pelo pai acaba, Freddie resolve pegar um empréstimo para manter seu alto padrão de vida, mas termina envolvendo-se com pessoas de má índole.

Para sanar essa dívida, Freddie decide então abandonar a família e voltar para sua terra natal, a Irlanda, em busca do que restou do espólio de seu pai. Só não contava que sua mãe, Dolly, havia usado o restante dos bens deixados como herança para investir no nem tão promissor comércio de pôneis.

Desesperado, Freddie decide então recuperar as obras de arte que sua mãe vendeu para um conhecido colecionador da região e, nessa tentativa frustrada, comete um assassinato.

Narrado a partir dos relatos de Freddie Montgomery na prisão, O livro das evidências é um típico romance do irlandês John Banville, vencedor do aclamado Man Booker Prize. Com uma escrita ácida repleta de ironias, Banville brinda os leitores com mais uma obra-prima da literatura contemporânea."

[28/09/2023 09:00:00]