Publicidade
Conceição Evaristo vence o Prêmio Juca Pato 2023
PublishNews, Redação, 18/09/2023
Escritora foi escolhida pela União Brasileira de Escritores (UBE) pelo livro 'Canção para ninar menino grande' (Pallas)

A escritora Conceição Evaristo é a vencedora do Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato de 2023, organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE). O anúncio foi feito no sábado (16). O prêmio será entregue durante o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), a ser realizado entre 31 de outubro e 5 de novembro, na cidade mineira.

Evaristo, que publicou em 2022 o livro Canção para ninar menino grande (Pallas), concorreu com a escritora Maria Vilani, a jornalista e escritora Marilene Felinto, o músico e escritor Martinho da Vila e o escritor Pedro Bandeira. A votação foi realizada de maneira online pelas sócias e sócios da UBE. No livro, a vencedora do Juca Pato narra as relações amorosas de mulheres negras com o personagem Fio Jasmim e a rede de afetos decorrente dessas relações.

Em 2022, o vencedor foi o Padre Júlio Lancellotti, que publicou no ano anterior o livro Tinha uma pedra no meio do caminho (Matrioska Editora), obra em que relata sua experiência com moradores de rua. Ele dará o troféu nas mãos de Evaristo este ano.

O Troféu Juca Pato é dado à personalidade que, havendo publicado livro no Brasil no ano anterior, tenha se destacado, pelo conjunto da sua obra, em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos.

Já foram laureados escritores como Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade, o crítico literário Antonio Candido e os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso.

O troféu é a réplica do personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizado pelo ilustrador e chargista Benedito Carneiro Bastos Barreto, conhecido pelo pseudônimo de Belmonte (1896-1947). O prêmio foi criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey.

[18/09/2023 08:00:00]
Matérias relacionadas
Homenagem é organizada pela UBE; premiação será realizada no dia 28 de novembro
Diálogo parte do tema 'Literatura e memória viva' e vai destacar o papel da memória, da ancestralidade e da escrita de si na consolidação da literatura afro-brasileira
Antes de Fernandes, já haviam integrado a residência chinesa os autores Paulo Scott, em 2019, e Emilio Fraia, em 2024
Leia também
Cerimônia da 67ª edição da premiação será dia 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro do Rio de Janeiro
Seleção têm três mulheres e três homens, mantendo a semelhança na proporção de gênero já presente na lista de semifinalistas
A obra narra a travessia de uma menina que, ao enfrentar seus medos, encontra um fantasma e descobre uma floresta insólita onde mistério e imaginação se entrelaçam