Baixada Fluminense realiza seu primeiro festival literário e cultural
PublishNews, Redação, 19/03/2023
Evento gratuito ocorrerá no Parque Natural Municipal do Gericinó, em Nilópolis, Rio de Janeiro, e homenageará a escritora Conceição Evaristo

Conceição Evaristo | © Juh Almeida
Conceição Evaristo | © Juh Almeida
Na próxima semana, de 19 a 24 de setembro, o Parque Natural Municipal do Gericinó, em Nilópolis, Rio de Janeiro, recebe o 1° Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense, que pretende reunir talentos locais e nacionais para compartilhar suas obras e expressões artísticas.

O festival tem como homenageada a escritora Conceição Evaristo, que estará presente no evento. Além dela, nomes como Itamar Vieira Júnior, Elisa Lucinda – patrona do festival –, o educador Renan Inquérito, a jornalista Flávia Oliveira e muitos outros estão confirmados. A programação será composta também por personalidades da literatura, professores, escritores e artistas da Baixada Fluminense.

Com curadoria de Tiago Cardoso, ator, diretor e professor nascido e criado na Baixada Fluminense, e uma realização do Instituto Latinoamerica, com produção da ABÈBÈ Produções, o festival pretende levar estímulo às atividades ligadas à leitura, literatura, cultura e artes brasileiras em geral.

Com programação gratuita, o 1º FLIC-BF terá palestras e debates literários, rodas de leitura e conversa, contação de história, oficinas criativas, apresentações teatrais, musicais e de dança, encontro com autores, lançamento de obras, espaço expositivo, feira de livros, intervenções artísticas e praças de alimentação. É a literatura como ponto de convergência, interação e diálogo com outras linguagens como as artes cênica, áudio visual, música, artes visuais, circo e cultura popular.

A cerimônia de abertura do festival, no dia 19, fará uma homenagem simbólica ao passado histórico do Parque Natural Municipal do Gericinó, região habitada pelos índios Tamoios na época do descobrimento e posteriormente por portugueses, escravos e imigrantes. Um cortejo formado por descendentes dos Tamoios, pretos de matizes africanas, zeladoras e zeladores, descendentes de judeus, portugueses e sírios libaneses, dará início ao evento.

Já o espaço expositivo contará com 22 estandes e para homenagear a ancestralidade deste território, cada espaço do FLIC-BF carrega consigo o nome de uma “tia”, uma mulher ancestral das comunidades da baixada que abriram o caminho para estarem ali.

Clique aqui para baixar a programação completa.

Tags: FLIC-BF
[14/09/2023 10:00:00]