Publicidade
Três Perguntas do PN para Ana Emilia, gerente sênior de Publicações da Disney no Brasil
PublishNews, Guilherme Sobota, 22/08/2023
Centenário da empresa motivou diversas celebrações e produções ao redor do globo e também impacta a produção editorial da empresa no país

A The Walt Disney Company – uma das marcas de entretenimento mais reconhecidas do mundo – completa 100 anos em 2023, e o centenário, que motivou diversas celebrações e produções ao redor do globo, também impacta a produção editorial da empresa no Brasil. De acordo com a gerente sênior de Publicações, Ana Emilia, a data é uma oportunidade para revisitar o catálogo e explorar novas formas de se engajar com o público. Esse é também um dos objetivos da campanha anual Festival de Histórias, este ano com o tema "100 anos de histórias – Viva seu personagem". Além de um plano de mídia, que vem sendo desenvolvido ao longo do ano, a iniciativa realiza contação de histórias em livrarias de diversas cidades do país.

Ana Emilia respondeu a três perguntas do PublishNews:

PublishNews – Como a celebração de 100 anos da Disney impactou (ou vai impactar) a área de Publishing da empresa no Brasil?

Ana Emilia – A celebração do centenário da Disney é um marco significativo que reflete nosso compromisso com a inovação e a excelência criativa. Na área de Publishing no Brasil, isso se traduz em uma oportunidade de revisitar nosso vasto catálogo de obras, lançar edições comemorativas e explorar novas formas de engajar nosso público. Estamos ansiosos para celebrar esta ocasião com eventos especiais, lançamentos exclusivos e colaborações inéditas que ressaltem a magia da Disney.

Nesta marca do centenário global, quais foram/são as principais atividades da área de Publishing da Disney no Brasil? Que números podemos citar?

Durante esta celebração do centenário, revisitamos grandes clássicos e resgatamos a conexão emocional com as histórias dos nossos personagens através de eventos interativos. Podemos citar o lançamento de mais de 25 títulos comemorativos, cobertura de varejo e e-commerce em mais de 35 lojas físicas e virtuais e a realização de 20 eventos literários, incluindo intérprete de Libras, que alcançaram milhares de fãs em todo o país.

Na sua avaliação, como a forte presença da Disney no cinema e no streaming influencia a área de Publishing e vice-versa?

A interconexão entre o cinema, o streaming e a área de Publishing é uma parte essencial da abordagem integrada da Disney. As histórias que brilham nas telas muitas vezes encontram novas dimensões nas páginas dos livros, permitindo uma exploração mais profunda dos personagens e mundos. Além disso, a presença robusta da Disney em várias franquias — desde clássicos atemporais até as mais recentes inovações em entretenimento — posiciona a publicação como um pilar fundamental nesse ecossistema. Por meio de novelizações, livros ilustrados, guias, e obras temáticas, nós expandimos o universo dessas franquias, alcançando públicos diversificados e criando experiências únicas que transcendem as telas.

A literatura da Disney, ao mesmo tempo, serve como inspiração e continuidade para adaptações cinematográficas e séries, alinhando-se perfeitamente com o conteúdo de streaming e permitindo que as narrativas evoluam em múltiplas direções. Por exemplo, a transição bem-sucedida de personagens de livros para filmes, ou a extensão de uma trama de filme para uma série de livros, demonstra o papel crítico que a publicação desempenha nesse panorama multifacetado. Essa sinergia entre cinema, streaming e publicação amplifica a presença da Disney em diversas plataformas, enriquecendo a experiência do público e fortalecendo nosso compromisso com a narrativa de qualidade em todas as formas de mídia. A estratégia integrada reforça a relevância de cada meio, permitindo que a Disney continue a ser líder em entretenimento global, enquanto celebra e valoriza a arte da contação de histórias, seja em uma sala de cinema, em frente a uma TV ou nas páginas de um livro.

[22/08/2023 08:52:13]
Matérias relacionadas
Inspirada em Krenak, peça 'Ideias para adiar o fim do mundo' fará seis apresentações em teatro carioca em segunda temporada
Escritor goiano trabalha 'frestas' das relações familiares em novo lançamento da Rocco
Filha única, tinha 22 anos quando pais adoeceram. Foram 12 anos de aprendizados, que resultaram na obra 'Uma casa que não pode cair'. Júlia já devorou livro da mulher de Bruce Willis, sobre demência
Leia também
Poeta e curadora faz um balanço dos 30 anos da Estação das Letras e comemora efeméride da escola que ensinou técnicas de escrita para cerca de 33 mil alunos no país
Vencedor do Jabuti lançou no começo de outubro o romance 'Coração sem medo', pela Todavia, que encerra a sua Trilogia da Terra
Inspirada em Krenak, peça 'Ideias para adiar o fim do mundo' fará seis apresentações em teatro carioca em segunda temporada