Apanhadão: 'Hipocondria moral' ganha espaço na internet
PublishNews, Redação, 21/08/2023
Ensaio da nova edição da revista serrote (IMS) destaca a condição, que se caracteriza pela 'emissão de opiniões indignadas (e às vezes ataques) que visam a atestar a correção moral daquele que fala'

Capa da revista serrote #44 | © IMS
Capa da revista serrote #44 | © IMS
N'O Globo, o repórter Ruan de Sousa Gabriel aproveitou um ensaio da nova edição da revista serrote (IMS) – assinado pela mexicana Natalia Carrillo e pelo espanhol Pau Luque – para escrever sobre a "hipocondria moral", fenômeno que encontrou terreno fértil nas redes sociais. "O principal sintoma é a emissão de opiniões indignadas (e às vezes ataques) que visam a atestar a correção moral e a adesão a ideias progressistas daquele que fala", diz a matéria.

O jornal também informou durante o fim de semana que a influenciadora Pequena Lô vai lançar seu primeiro livro na Bienal do Livro Rio – Na dúvida, escolha ser feliz (Planeta). Outra reportagem traz uma entrevista com o escritor escocês Irvine Welsh. A historiadora Mary del Priore também vai se candidatar a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, para concorrer com Ailton Krenak, segundo o jornal carioca.

Na Folha, uma entrevista com Natalia Timmerman, autora de As pequenas chances (Todavia), e outra com Antônio Bispo. O jornal também publicou uma reportagem sobre o "new adult", nova onda de livros picantes, e resenhou o novo livro de Bruna Mitrano.

Saiu na Coluna Babel, do Estadão, a informação de que a editora Matrix suspendeu a impressão da biografia de Suzane von Richthofen após a notícia de que ela pode estar grávida. O Estadão também publicou uma reportagem sobre a polêmica entre biógrafos de Fernando Pessoa em Portugal.

Na Coluna Literária, o jornalista Fábio Lucas destacou a literatura produzida no Nordeste, a partir de debate realizado na Bienal do Livro de Alagoas. A Veja Rio entrevistou Igor Pires sobre o seu novo livro Textos para tocar cicatrizes (Alt), e a TV Cultura fez uma reportagem sobre a "biblioterapia".

A Revista Galileu separou sete livros para conhecer a história do Brasil em celebração ao Dia do Historiador, 19 de agosto.

Tags: Apanhadão
[21/08/2023 08:57:44]