Publicidade
Julio Bressane leva 'Dom Casmurro' para o cinema em nova adaptação; veja o trailer
PublishNews, Redação, 11/07/2023
No filme, Mariana Ximenes assume o famoso papel de Capitu, cujos “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” seduzem o jovem Bentinho (Vladimir Brichta)

Um dos maiores clássicos da literatura nacional, Dom Casmurro ganha uma nova adaptação cinematográfica pelas mãos de Julio Bressane, com pôster e trailer agora divulgados e data de estreia marcada para o dia 27 de julho. Em Capitu e o capítulo, o diretor parte do que há de mais cinematográfico em Machado de Assis, e, em suas palavras, “a trama machadiana, distorcida, é transpassada por cenas, trechos, farrapos de filmes e texturas que se desdobram em capítulos de uma ficção escondida, ainda não vista, que se desvela, e recomeça em outro solo, em outro cosmos...”.

O título parte de um pequeno poema que Haroldo de Campos declamou ao próprio Bressane, em 1984. “‘O importante no Dom Casmurro não é a Capitu, mas o capítulo...’, disse-me", contou.

No filme, Mariana Ximenes assume o famoso papel de Capitu, cujos “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” seduzem o jovem Bentinho (Vladimir Brichta), que, anos mais tarde, na maturidade, narra toda essa história, assumindo o apelido de Casmurro (Enrique Diaz). O que era amor se tornou um ciúme doentio, em devaneios do protagonista, que acabaram consumindo a paixão.

Bressane viu em Machado a possibilidade de o transformar em filme, novamente, como já fizera com Memórias Póstumas de Brás Cubas, em 1985. “A prosa capitular sugere a montagem cinematográfica. Os capítulos são retalhos de outros capítulos, de outras ficções, de outros recomeços, traço apagado de um perfil”, comenta sobre Dom Casmurro, em nota.

Com a fotografia assinada por Lucas Barbi (Os primeiros soldados), o filme encontra na pintura um de seus principais diálogos.

Capitu e o capítulo é uma produção da TB Produções e uma coprodução Globo Filmes, distribuído pela Pandora Filmes. No FestCine Aruanda, o longa ganhou diversos prêmios, entre eles, Melhor Filme, Direção e Prêmio da Associação Brasileira de Críticos – Abraccine, e teve estreia mundial no Festival de Roterdã.

Veja o trailer da nova adaptação de Dom Casmurro:

[11/07/2023 11:00:00]
Matérias relacionadas
Documentário esteve presente no festival 'É tudo verdade' e estreou nos cinemas brasileiros na última quinta (02)
Filme de Luiz Fernando Carvalho estreia nesta quinta-feira (11) nos cinemas; Maria Fernanda Candido vive G.H.
Suspense estrelado por Grazi Massafera e Reinaldo Gianecchini trata da vida de uma família ‘margarina' a partir do livro de Raphael Montes
Leia também
Em 'Como enfrentar o ódio', empresário e influenciador detalhará as formas pelas quais o ódio tomou conta do país e esteve presente em sua vida; obra será lançada ainda em 2024
Novo longa adapta best-seller de Colleen Hoover: data de lançamento é dia 8 de agosto
Evento reuniu livreiros e influenciadores com o objetivo de aproximar a editora desses profissionais; lançamento de Grossos não terá pré-venda em estratégia para beneficiar as livrarias