
A presente edição do livro, que está em campanha de financiamento coletivo pelo Catarse, conta com apresentação da professora e pesquisadora Anna Faedrich, professora Adjunta de Literatura Brasileira na UFF, com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura. A edição é da Página 8 Editora.
Para contribuir com a campanha e adquirir o livro, basta acessar o site, seguir o passo a passo e o livro chegará na sua casa de acordo com a previsão de entrega: https://www.catarse.me/memoria...
Em Memórias de Marta, o leitor acompanha as lembranças de uma mulher adulta, passando por sensíveis relatos da sua infância, juventude e da relação com a mãe, sob o cenário de degradação e miséria em um cortiço no Rio de Janeiro no tempo do Império. Para a pesquisadora Rosane Salomoni, a obra possui importante marco na historiografia da literatura brasileira como primeiro enredo narrado em um cortiço, dialogando com o clássico de Aluísio Azevedo, publicado dois anos depois, em 1890.
Especialmente por seus romances, arriscaríamos considerar a literatura de Júlia como uma “literatura engajada”, aquela que não se mantém alheia às injustiças praticadas contra os negros, os pobres, as mulheres ou as crianças. Há nela forte presença da temática da educação e do trabalho como meios de emancipação da mulher, o debate sobre a abolição, com denúncias à crueldade do regime escravagista, além de não deixar passar em branco o parasitismo de uma oligarquia cafeeira conservadora.
A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.