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Com vendas do Dia das Mães, Painel do Varejo de Livros apresenta estabilidade entre abril e maio
PublishNews, Talita Facchini, 06/06/2023
Crescimento do faturamento no acumulado do ano se mantém positivo em 1,7%, chegando a marca de R$ 1,013 bilhão

Livraria Leitura - Salvador Shopping | © Divulgação
Livraria Leitura - Salvador Shopping | © Divulgação

A Nielsen Book e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) divulgaram nesta terça (6) os resultados do 5º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, referente ao período de 24 de abril a 21 de maio.

Depois de apresentar uma desaceleração no mês anterior, o varejo de livros volta a subir, influenciado pelo Dia das Mães, com estabilidade e números positivos em volume e em valor, respectivamente. Neste quinto período, a variação no volume de obras vendidas foi de 0,1%, saindo de 3,97 milhões em 2022 para 3,98 milhões em 2023. Já no faturamento, o mercado alcançou a marca de R$ 177 milhões, performance 5,13% superior ao mesmo período do ano passado.

O preço médio do livro também apresentou aumento de 5,03%, saindo de R$ 42,53 em 2022 para R$ 44,67 em 2023.

Janeiro a maio

No acumulado do ano, o Painel registra a venda de 21,5 milhões de exemplares, uma performance negativa de 3,56% se comparada ao ano anterior, quando o mercado já registrava a venda de 22,3 milhões de exemplares. Porém, o faturamento de 2023 é superior em 1,7%, com a marca de R$ 1,013 bilhão contra R$ 996 milhões em 2022.

Segundo Dante Cid, presidente do SNEL, "os números deste último período se destacaram, principalmente, por causa do bom resultado de vendas dos Dias das Mães, que trazem um empenho promocional extra das livrarias. Neste sentido, considero o Painel estável em relação ao ano anterior, permitindo uma breve pausa na queda real que vinha se acumulando”, explica, em nota.

Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil, atenta para a bibliodiversidade. “O mês teve contribuição importante para o movimento de menor bibliodiversidade, movimento oposto ao que se observa nos anos anteriores. Observa-se a regularidade de menores descontos a cada período”, analisa.

Metodologia

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados on-line e atualizados semanalmente.

As varejistas monitoradas pela Nielsen são: A Página Livraria, Amazon.br, Americanas, Americanas.com, BIG BIG, Bom Preço, Carrefour, Cultura, Curitiba, Disal, Escariz, Extra, Leitura, Livraria da Vila, Livraria Loyola, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Pão de Açúcar, Saraiva, Shoptime, Submarino.

Confira o painel completo clicando aqui.

[06/06/2023 15:30:00]
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