Em sua nova coluna nas redes sociais do PublishNews, a jornalista Taty Leite analisou a "treta" literária entre Itamar Vieira Junior e seus críticos para refletir justamente sobre o papel do crítico.
Emprestando conceitos de Antonio Candido e o seu Literatura e sociedade (reeditado agora pela Todavia), a jornalista aponta como os contextos históricos e sociais podem afetar o entendimento, as leituras e as críticas de uma determinada obra literária.
Ela aponta como o crítico pode levar em conta as relações sociais para analisar como elas afetam a produção literária, mas que também é preciso se ater a como os livros se relacionam, eles mesmos, com o contexto social. "No caso do Itamar Vieira Junior, isso fica muito claro", aponta, ao ressaltar os diversos prêmios literários, mas também as variadas discussões que seus livros provocaram, bem como seus diversos desdobramentos em outras plataformas.
Assista à coluna completa aqui:
Tatiany Leite é a criadora do projeto "Vá Ler um Livro". Em 2018, ela apresentou os bastidores do prêmio Jabuti nas redes sociais da Câmara Brasileira do Livro. Em 2021, além de integrar o júri na categoria Romance de Entretenimento, foi a tiktoker oficial da premiação, apresentando o Jabuti para o público jovem, bem como os seus vencedores. Ela também foi colunista do programa Metrópolis, da TV Cultura, e do Catraca Livre, foi a cerimonialista/apresentadora do Prêmio Kindle de Literatura 2023 e jurada editorial no Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina. Ela ganhou o Prêmio Retratos da Leitura no Brasil na categoria de fomento à leitura e foi finalista do Jovens Talentos da Indústria do Livro por duas vezes consecutivas (2019/2020-2021). Tati também é co-criadora do primeiro podcast sobre bissexualidade do Brasil, chamado "Biscoito". O projeto foi acelerado pelo Spotify por dois anos, com exclusividade através do Spotify Podcast Academy.