Publicidade
Exposição 'Portinari Negro' é inaugurada em Paracatu (MG)
PublishNews, Redação, 29/05/2023
Ação que fica exposta ao público até 30 de agosto faz parte das atividades do Festival Literário de Paracatu, programado para ocorrer na cidade mineira de 23 e 27 de agosto

Marcado para ocorrer entre os 23 e 27 de agosto, no Centro Histórico de Paracatu (MG), o Festival Literário de Paracatu deu início às atividades com uma ação especial: de maneira inédita, trouxe para a cidade a exposição Portinari Negro, que reúne 42 reproduções das obras de Candido Portinari, com seleção e curadoria do fundador e Diretor-Geral do Projeto Portinari, João Candido Portinari, filho do artista.

Entre os destaques da exposição estão pinturas como "Retirantes" e "Cana de Açúcar", que mostram a dura vida dos trabalhadores rurais, muitos deles negros, que foram explorados durante séculos no país. Além de obras que retratam a cultura afro-brasileira, como "Samba" e "Festa de São João”. Há também obras que abordam questões mais profundas do racismo estrutural, como é o caso de "Café", de 1935, mas que nos chamam à atenção as dezenas de mulheres negra representadas por Portinari, em que na maior parte das obras são retratadas como o esteio e força familiar e das crianças.

Para o curador Tom Farias, a exposição também é uma oportunidade única para os paracatuenses e visitantes se confrontarem com a realidade do racismo estrutural no Brasil e refletirem sobre o papel da arte e de cada um de nós no combate a esse perverso sistema. "Portinari foi um artista engajado, que usou sua arte como uma forma de denunciar as injustiças e de lutar por um mundo mais justo. Esperamos que a exposição ajude a sensibilizar as pessoas para a importância da luta antirracista e para o importante papel desempenhado pelo artista nessa luta”, afirma.

A inauguração da exposição – que segue até 30 de agosto –, a quatro meses da abertura oficial do evento, tem caráter didático e educacional. Ela acontece em função do Concurso de Redação, que terá o seu Edital lançado com o tema do Festival: “Arte, Literatura e Ancestralidade”. Com prêmios em dinheiro, crianças e jovens deverão percorrer a exposição e fazer uma redação, em sala de aula, para concorrer.

O Festival Literário de Paracatu é patrocinado pela Kinross via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, Paróquia Santo Antônio e Projeto Portinari. A curadoria é de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges.

Fliparacatu apresenta a exposição "Portinari Negro"
Data: 22 de maio a 30 de agosto, na Praça da Matriz de Paracatu/MG
Entrada Gratuita

Festival Literário de Paracatu - Fliparacatu
Data: 23 e 27 de agosto
Local: Centro Histórico da cidade.

[29/05/2023 10:30:00]
Matérias relacionadas
Mostra inicia a primeira edição do novo festival em Petrópolis (RJ)
Números foram alcançados pelos projetos Sempre Um Papo, Fliaraxá, Flitabira e Fliparacatu
Com o tema 'Arte, Literatura e Correspondências', evento ocorre de 31 de outubro a 5 de novembro e conta com mais de 100 autores na programação
Leia também
Atividade é voltada para alunos com idades entre 10 e 11 anos
Escritor vai compartilhar suas inspirações literárias e interagir com o público participante
Festa Literária Internacional de Paraty será celebrada de 9 a 13 de outubro, na chamada de semana do "saco cheio", adotada por algumas instituições de ensino pelo Brasil