Publicidade
Apanhadão: ‘Tudo que ela escreveu está ali’, diz editor do novo livro de Rita Lee
PublishNews, Redação, 15/05/2023
O também amigo Guilherme Samora afirmou que ninguém alterou a sua ‘Outra autobiografia’ que sairá no próximo 22 de maio

Reprodução: Redes sociais
Reprodução: Redes sociais
Em entrevista exclusiva para o Fantástico, o editor e amigo de Rita Lee, Guilherme Samora, afirmou que o novo livro da cantora tem tudo o que ela escreveu, sem ghostwriters ou alterações profundas na escrita. “Editei os livros da Rita com muito amor. Eu gosto de falar... Eu gosto de deixar isso claro que a Rita é muito genial, ela nunca precisou de um ghostwriter, de alguém que escrevesse para ela. A primeira autobiografia, ela escreveu tudo. Ela mandava para mim e falava: ‘Mexe no que você precisar editar’. Não precisa editar, Rita! O livro veio pronto”, afirmou para a jornalista Renata Ceribelli.

Como noticiado pelo PublishNews, o livro Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, um clássico da literatura brasileira, foi traduzido para o inglês em nova edição. Katrina Dodson foi a responsável por traduzir a obra de Mário de Andrade e comentou com o Estadão os desafios do processo de tradução: “Passei muito tempo pesquisando os termos e as referências do livro... O maior desafio que enfrentei ao traduzir Macunaíma foi primeiro decifrar a linguagem original, e, depois, encontrar um equilíbrio na tradução entre um inglês coloquial que refletia a linguagem bem americana e menos europeia, cheio de regionalismos e gíria, mas que também deixava traços dos termos indígenas e africanos que são difíceis para um leitor brasileiro entender” afirmou.

Outro artigo do Estadão em destaque neste final de semana foi o texto de Leonardo Piana sobre Bruce Albert, antropólogo francês que escreve e elabora obras em conjunto com Davi Kopenawa Yanomami sobre comunidades indígenas Yanomamis. “Os Yanomami me salvaram a pele e a cabeça. Me engajar na luta deles é o mínimo da retribuição que eu podia dar por terem me ensinado tanta coisa”, diz atualmente, com 71 anos. “A amizade e a luta com os Yanomami têm que continuar. Essa luta deu sentido à minha vida, e não consigo me imaginar sem ela.”

Dois artigos abordaram o protagonismo na cultura da ancestralidade negra. O primeiro texto, publicado pela Folha, discute a obra de Bárbara Carine, professora baiana que questiona "por que livros didáticos só mostram o corpo branco". Outro destaque é d’O Globo: o jornal fez uma matéria sobre novos livros que estão sendo publicados atualmente e que aprofundam os estudos sobre os orixás.

Voltando ao assunto das obras com trechos alterados para “evitar” trechos ofensivos, o ator e escritor Tom Hanks se posicionou contra o projeto que pretende reeditar livros. Tanto o GZH como a Folha publicaram notas sobre a declaração de Hanks dada à BBC News: "Não é difícil dizer: isto hoje não é aceitável. Há que ter fé nas nossas próprias sensibilidades, em vez de ter alguém a decidir aquilo que nos irá, ou não, ofender. Deixem-me decidir aquilo que me ofende e aquilo que não me ofende. Sou contra a leitura de qualquer livro, de qualquer era, que tenha sido truncado", afirmou.

Outra da Folha revelou que o autor Charles Bukowski será publicado pela HarperCollins, a começar por novas edições dos livros Factótum e Pulp. O projeto é ambicioso porque a obra de Bukowski é longa, com mais de 40 títulos entre romances, poemas, contos e ensaios. O autor vinha sendo publicado pela L&PM nas últimas décadas, mas livros pontuais já tinham saído em outras editoras.

O portal Capricho anunciou o novo livro do BTS, que sairá no Brasil ainda este ano, dia 9 de julho. A pré-venda da obra Beyond the story: 10-year record of BTS ainda não tem data para começar, mas deve ser anunciada em breve pela Galera Record.

O Estado de Minas publicou uma matéria sobre escritoras que lançam livros sobre alguns questionamentos e tabus sobre a maternidade. Com o gancho do Dia das Mães, a “missão” de ser mãe, o direito de decisão sobre o corpo e a autonomia da mulher são alguns dos temas tratados nas obras.

Por fim, a CNN publicou um artigo interessante revelando que fotos de Madonna expostas no livro Sex, lançado há 30 anos, serão leiloadas para marcar o trigésimo aniversário da publicação, que vendeu mais de 1 milhão de cópias.

Tags: Apanhadão
[15/05/2023 11:00:00]
Matérias relacionadas
Veja também: como Carla Madeira provoca emoções em seus leitores e notícias do estado de saúde de Luis Fernando Verissimo
Veja também: a repercussão de Milton Hatoum como novo imortal da ABL e Eliana Alves Cruz contribuindo para universo da Turma da Mônica
Veja também: o 'Boobie Goods da Quebrada' e o artigo de Adriana Ferreira Silva sobre os ataques aos livros
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação