Publicidade
Novo banco de dados sobre o quadrinho brasileiro, Quadrinhopédia estreia com 850 verbetes
PublishNews, Guilherme Sobota, 11/5/2023
Iniciativa do pesquisador e editor Lucio Luiz pretende catalogar informações sobre desenhistas, roteiristas, editores e outras pessoas ligadas aos quadrinhos brasileiros

Um novo banco de dados sobre o quadrinho brasileiro está no ar: é o Quadrinhopédia (www.quadrinhopedia.com.br), site independente criado pelo editor e pesquisador Lucio Luiz e que estreou nesta quarta-feira (10), com 850 verbetes. A ideia é catalogar informações sobre desenhistas, roteiristas, editores e outras pessoas ligadas aos quadrinhos brasileiros – e a intenção é crescer o número de entradas.

O projeto foi inspirado principalmente na Lambiek Comiclopedia, site holandês com intuito parecido – o próprio Luiz conta que já contribuiu com verbetes relacionados a artistas brasileiros no site, mas diz que sentia falta de uma iniciativa semelhante em solo brasileiro.

"O mais próximo de uma base de dados dos quadrinhos nacionais que temos é o Guia dos Quadrinhos, um projeto fabuloso do meu amigo Edson Diogo, mas cujo foco é no cadastro das publicações", explica Lucio Luiz ao PublishNews. "Também há registro dos artistas, mas como essa não é a prioridade, poucos têm suas biografias escritas lá, com a grande maioria contando apenas com a relação de obras (o que, de qualquer forma, faz com que o Guia dos Quadrinhos seja hoje considerado indispensável por todos os pesquisadores e leitores)".

Jornalista com mestrado e doutorado em Educação e editor-chefe da Marsupial Editora, roteirista de quadrinhos ele próprio, Luiz conta que se dedica à edição de artigos sobre quadrinhos na Wikipédia brasileira há pelo menos 17 anos, mas que a ausência de "fontes fiáveis" de informação sobre o assunto, nos critérios da Wikipédia, dificultava muito o trabalho.

"Também sou pesquisador de quadrinhos e percebo uma grande dificuldade em se conseguir informações sobre quadrinistas de forma fácil mesmo no meio acadêmico (ou talvez até principalmente neste meio). Geralmente, é necessário buscar uma quantidade enorme de fontes diferentes para encontrar informações e, muitas vezes, temos até informações conflitantes", comenta.

Com tudo isso em vista, veio a ideia de montar a Quadrinhopédia.

Lá, o leitor pode encontrar verbetes sobre artistas e demais profissionais, sempre com referências sólidas e, muitas vezes, bibliográficas. Há ainda uma separação por categorias (Arte-finalistas, roteiristas, jornalistas especializados, colecionadores, editores, lojistas, pesquisadores, etc). Por ora, a Quadrinhopédia não está aberta à edição, mas o site tem um formulário por onde é possível entrar em contato e sugerir acréscimos e edições.

"Escrevi os 850 verbetes que estão publicados na 'estreia' da Quadrinhopédia nos últimos quatro anos, com a intenção de adicionar novas biografias e ampliar as já existentes aos poucos", explica o editor.

Para ele, "a comunidade 'quadrinística' brasileira é, de forma geral, bem unida". Por isso, o projeto – totalmente independente – já atraiu gente oferecendo ajuda. "O projeto tem um grande potencial de crescimento e a forma de buscar patrocínio vai depender dos caminhos a partir daqui. A única coisa que eu já deixei 'pré-definido' no projeto é que qualquer financiamento que ocorra não pode desvirtuar a intenção inicial, que é de divulgar o quadrinho nacional de forma totalmente democrática. Portanto, a partir do momento em que novas ideias surgirem que demandem investimentos, talvez o financiamento coletivo ou algo do tipo seja o caminho ideal, mas ainda não está fechado. Por enquanto, no formato atual, dá pra 'levar' do jeito que está (mas, claro, quero fazer o projeto crescer)", conclui.

[11/05/2023 09:24:56]
Matérias relacionadas
Livro clássico do escritor e biógrafo é relançado pela Conrad em edição revista e ampliada
Programação do Itaú Cultural vai abrir um chamamento para participantes das próximas edições
Os brasileiros concorrem com a obra 'Missing you', também de Phellip Willian; outros brasileiros figuram entre os finalistas e vencedores serão anunciados em 26 de julho
Leia também
O Grupo está em busca de novos membros para complementar as equipes de Marketing e Comercial
As inscrições custam R$ 99 e há descontos para alunos, o encontro é virtual e será realizado neste sábado (25)
Conteúdo digital representa 8% do faturamento do mercado editorial brasileiro; com o avanço do digital, subsetor de CTP começa a reverter a queda que já se dá há mais de dez anos; audiolivros também chamam atenção