Publicidade
Editora gaúcha Diadorim muda parte das operações para São Paulo e ganha o reforço de Jeferson Tenório
PublishNews, Redação, 28/04/2023
Autor de 'O avesso da pele' passa a integrar o time de editores da casa, que já tinha Flávio Ilha, João Nunes Junior e Maria Elena Morán

Diadorim busca expansão no mercado editorial nacional | © Rafael Trindade
Diadorim busca expansão no mercado editorial nacional | © Rafael Trindade
A Diadorim Editora, criada em Porto Alegre em 2016, anunciou nesta semana que está transferindo parte de suas atividades para São Paulo. Segundo a casa, o objetivo é ganhar escala no mercado paulista e nacional a partir de um reposicionamento editorial, com foco em autoras e autores contemporâneos, tanto do Brasil quanto do exterior.

A editora foi criada pelo jornalista e escritor Flávio Ilha e pela jornalista Denise Nunes em outubro de 2016. Com a saída de Nunes, Ilha ganha a companhia do poeta João Nunes Junior, autor de A parte viva da noite (2018), e de Maria Elena Morán, autora do romance Os continentes de dentro (2021). Também faz parte da nova composição societária o escritor Jeferson Tenório, autor de O avesso da pele (Companhia das Letras).

O primeiro lançamento dessa nova fase será o livro Madreselva, da escritora colombiana Ángela Cuartas. O volume reúne 52 narrativas ficcionais, com predominância de protagonistas mulheres, e tem lançamento previsto para 18 de maio na livraria Megafauna, em São Paulo.

Outros três livros já estão contratados pela editora para lançamento entre maio e julho de 2023, incluindo romances da escritora Taiasmin Ohnmacht, finalista do prêmio São Paulo de Literatura 2022 e vencedora do Açorianos de Literatura; e do romancista Ian Uviedo. Para o segundo semestre há a previsão de lançamento das escritoras Naty Menstrual (Argentina) e Rita Indiana (República Dominicana), com traduções de Amara Moira e Julia Dantas, respectivamente. Ambas são inéditas no Brasil.

Além da recomposição societária, a editora passou por um rebranding completo a cargo da agência Guasca. A editora terá como estratégia comercial iniciativas de fomento à leitura. “A Diadorim, daqui para frente, pretende ser um elo entre os autores e seus leitores, incentivando essa relação não só com edições atrativas mas também com diversidade curatorial e inclusividade”, esclarecem os editores, em nota.

Tags: Diadorim
[28/04/2023 10:50:00]
Matérias relacionadas
Dois livros da Editora Urutau e um da Diadorim foram premiados com a distinção promovida no Rio Grande do Sul
Editora lança livros da coleção Neblina, de poesia, e anuncia a coleção Fúrias, focada em autoras
Em 'Carancho', Rodrigo Tavares leva o leitor para uma guerra no ano de 1893
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação