Publicidade
Museu da Língua Portuguesa realiza eventos para comemorar Dia Internacional da Língua Portuguesa
PublishNews, Redação, 27/04/2023
Com mix literatura e música, programação ocorre nos dias 5 e 6 de maio em vários espaços do museu; a entrada é gratuita

O Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo / SP) realizará um evento em homenagem ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, comemorado no dia 5 de maio. Além de celebrar a união da língua e da música, o encontro reunirá diversas atividades com cantos indígenas, lusofonia, música caipira, funk, rap, embolada, coco e MPB. As iniciativas acontecem nos dias 5 e 6 de maio e são gratuitas, assim como a entrada no museu nessas datas.

Entre os participantes, estão Chico César, Djaimilia Pereira de Almeida, Lirinha, KL Jay e Samba da Vela. O tema principal do evento será Língua e Canção, que permeia boa parte da programação da instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo neste ano.

Com curadoria do historiador e músico Cacá Machado, o Dia Internacional da Língua Portuguesa 2023 vai abordar a variedade da língua portuguesa e do cancioneiro do país, que se manifesta por meio de diferentes gêneros musicais. Pois, se tem uma gente, um povo, que se revela por meio da música, é o brasileiro.

"O Dia da Língua do Museu da Língua Portuguesa se organizará em dois eixos temáticos/poéticos: ‘Cio da terra: sonoridades da língua e da canção’ e ‘Máquina de ritmo: a misturada geral sob o signo do suingue’. O ‘Cio da terra’ abarca a vocação da língua portuguesa (e brasileira em particular) em transformar tudo em canção: religião, trabalho, jogos, afetos. Tradição oral do litoral e do sertão. Tradição lírica. Cantos vindos pelo mar: Portugal, África, Brasil. Nossos cantos das terras. Já o ‘Máquina de ritmo’ é o reconhecimento do ritmo brasileiro (importado, recriado e exportado) como força motriz de uma tradição poderosa de dicção da língua e da canção brasileira. Do samba ao rap, passando pelo coco, pela embolada, pelo funk e outros sacolejos”, afirma Machado, em nota.

Enquanto essas atividades estiverem acontecendo, será exibido, em looping, no miniauditório do Museu, o documentário Nelson Cavaquinho (1969), dirigido por Leon Hirszman.

“Pensei a programação em três camadas. Uma primeira são as rodas de conversas, que chamamos aqui de ‘Conversas de botequim’. Serão dois encontros, um sobre a língua portuguesa viva na literatura negra contemporânea (Portugal-África-Brasil) e outro sobre a língua brasileira nordestina. Outra camada são os shows: da música caipira ao funk de São Paulo, passando pelo rap e emboladas. Por fim, duas performances acontecerão junto ao público do Museu, trazendo as línguas dos povos originários e um remix da literatura e de canções da língua portuguesa. Enfim, o público terá uma ampla amostra da língua portuguesa contemporânea”, finaliza o curador.

Confira a programação completa:

5 de maio

11h - Performance Antes do Tempo Existir

No Pátio A e na Rua da Língua

O artista visual Denilson Baniwa, a atriz Lilly Baniwa e a diretora Andrea Duarte se valem de memórias longínquas dos povos originários na apresentação de uma performance em que real e ficção se mesclam para questionar a lógica de produtividade da sociedade contemporânea.

Grátis (com necessidade de retirada de ingressos para entrar no Museu)

13h - Show Samba da Vela

No Saguão Central da Estação da Luz

O tradicional Samba da Vela, com a presença de 13 integrantes, apresenta clássicos do gênero, além de canções de novos compositores e autorais, nesta apresentação no Saguão Central da Estação da Luz. O show tem hora para começar, às 13h, e só vai acabar quando a vela acesa para a ocasião se apagar.

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)

16h - Conversa de botequim Língua Preta Lusoafrobrasileira

No Auditório e pelo YouTube do Museu da Língua Portuguesa (com libras)

A influência da língua africana no português e lusofonia são os temas desta conversa que vai reunir, presencialmente, o sociólogo brasileiro Mário Medeiros e a professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo Rita Chaves, e, virtualmente, a escritora portuguesa Djaimilia Pereira de Almeida – ela lerá trechos de alguns de seus livros.

Grátis (com necessidade de retirada de ingressos para entrar no Museu – quem já estiver no Museu terá entrada livre para este evento)

17h - Show Caipira

No Pátio B

A cantora Suzana Salles e o tenor Lenine Santos convidam o multi-instrumentista Webster Santos para realizar uma releitura de clássicos da música caipira, como “Boi Soberano”, “Beijinho Doce” e “Índia”, tendo como referências artistas fundamentais para este gênero da música brasileira, como Cascatinha e Inhana, Angelino de Oliveira, Tião Carreiro e Pardinho e João Pacífico.

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)

19h - Show Chico César, voz e violão

No Auditório e na Praça da Língua

Nesta apresentação de voz e violão especial para o Museu, Chico César celebra a língua portuguesa em suas canções. Algumas delas, como “Mama África”, “À Primeira Vista” e “Pensar em Você”, viraram hits e fizeram o cantor e compositor paraibano ser conhecido em todo o Brasil.

Grátis (retirada de ingressos a partir das 17h - dois por pessoa - na bilheteria do portão A. Sujeito a lotação)

9h às 18h - Documentário Nelson Cavaquinho

No miniauditório

Dirigido por Leon Hirszman, este filme, lançado em 1969, acompanha o dia a dia do sambista Nelson Cavaquinho, autor de músicas como “Juízo Final” (com Élcio Soares), “A Flor e o Espinho” (com Guilherme de Brito e Alcides Caminha) e “Folhas Secas” (com Guilherme de Brito).

Grátis (com necessidade de retirada de ingresso para entrar no Museu)

6 de maio

11h - Performance Já passou de português

No Pátio A e em diversos espaços do Museu da Língua Portuguesa

A atriz Luah Guimarães, a percussionista Victória dos Santos, o diretor Vadim Nikitin e o compositor Cacá Machado reúnem literatura e canções da língua portuguesa em performance que passará por diversos espaços do Museu da Língua Portuguesa. A ideia é mostrar as relações entre a língua escrita e a musicalidade em nosso idioma.

Grátis (com necessidade de retirada de ingressos para entrar no Museu)

13h - Show Fluxo do Funk

No Saguão Central da Estação da Luz

O músico e pesquisador Meno del Picchia faz um apanhado do funk paulista, marcado pela ostentação em suas letras, entre outros estilos. Neste show, ele recebe como convidados MC Lanzinho, MC Tizzi e Batata Boy, representantes da nova geração do funk.

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)

15h - Conversa de botequim: Do Nordeste brasileiro

No Pátio B

A influência da língua e canção nordestinas na formação da cultura brasileira é o tema da roda de conversa Do Nordeste brasileiro. Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantado, e os cantadores de embolada Antônio Caju e Rouxinol Pereira participam do encontro, que terá mediação do compositor e produtor musical Caçapa.

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)

16h - Show Do Nordeste brasileiro

No Pátio B

Logo após a roda de conversa, Lirinha, Caçapa, Antônio Caju e Rouxinol Pereira colocam em prática o que falaram no debate realizado no Dia Internacional da Língua Portuguesa do Museu. No repertório, eles cantam e tocam emboladas, cocos e repentes.

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)

18h – Papo da Quebrada: aula-show com Xis e KL Jay

No Pátio B

Os rappers Xis, autor do sucesso “Us Mano e As Mina”, e KJ Jay, DJ do grupo Racionais MC’s, vão promover uma aula-show sobre o rap e ainda apresentar alguns clássicos do gênero por meio de uma discotecagem ao vivo. A mediação será da jornalista Gisele Coutinho.

Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos)

9h às 18h - Documentário Nelson Cavaquinho

No miniauditório

Dirigido por Leon Hirszman, este filme, lançado em 1969, acompanha o dia a dia do sambista Nelson Cavaquinho, autor de músicas como “Juízo Final” (com Élcio Soares), “A Flor e o Espinho” (com Guilherme de Brito e Alcides Caminha) e “Folhas Secas” (com Guilherme de Brito).

Grátis (com necessidade de retirada de ingressos para entrar no Museu)

ATENÇÃO: INGRESSO PARA O SHOW DO CHICO CÉSAR

A entrada ao Museu da Língua Portuguesa não garante acesso ao show do cantor Chico César. Para prestigiar este evento, é preciso retirar ingressos – dois por pessoa – a partir das 17h, no dia 5 de maio (sexta-feira), na bilheteria do Pátio A, inclusive quem já está dentro do Museu. Sujeito a lotação.

[27/04/2023 08:00:00]
Matérias relacionadas
Instituição também promoverá clube de leitura Papo Literário sobre o livro 'Mata doce', Feira de Troca de Livros, Sarau Africanizar e Plataforma Conexões
Objetivo é que participantes conheçam a metodologia do projeto DePara e repliquem a ação, que também promove a retomada de vínculos afetivos
Atividades são gratuitas e voltadas para professores, educadores e pesquisadores
Leia também
Festa Literária Internacional de Paraty será celebrada de 9 a 13 de outubro, na chamada de semana do "saco cheio", adotada por algumas instituições de ensino pelo Brasil
Inspirada na tradição ensaística de autoras como Susan Sontag, autora reflete sobre os variados aspectos da vida masculina a partir da sua experiência como mulher e leitora
Evento entre 23 e 25 de maio terá a presença de mais de vinte escritores, entre eles o autor e filósofo espanhol Santiago Beruete e o brasileiro Milton Hatoum