Publicidade
CONTEC 2023 discutirá a sustentabilidade, áudio e tradução no mercado editorial
PublishNews, Talita Facchini, 13/04/2023
Evento realizado pela Feira do Livro de Frankfurt ocorre em 26/04, antecedendo a Feira do Livro de Buenos Aires; Karine Pansa, Carlo Carrenho e Raquel Menezes estão na programação

A CONTEC, encontro que há anos celebra a Feira do Livro de Frankfurt em diferentes cidades da América Latina, fará este ano uma edição em Buenos Aires no dia 26 de abril, antecedendo a 47ª edição da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires (27 de abril a 15 de maio de 2023).

Com o objetivo de criar um espaço de reflexão sobre os desafios e oportunidades da indústria de conteúdo, este ano a CONTEC abordará os temas da sustentabilidade, áudio e tradução.

Na Sustentabilidade, as discussões serão pautadas pela agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU em 2015 e que compreende 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para uma indústria do livro mais sustentável, é fundamental ficar de olho em toda a cadeia produtiva e de reciclagem. Além de uma produção mais ecológica, o objetivo também deve ser evitar superprodução, rotas de entrega e reemissões.

Com os audiolivros e outros formatos – como os podcasts – ganhando espaço no mercado internacional, a discussão gira em torno de como editores, escritores, atores e produtores podem tirar vantagem disso. Além disso, os desafios do setor e a modernização da inteligência artificial também serão abordados.

Sobre a tradução – que já ganhou destaque na última edição da Feira de Frankfurt – a principal preocupação é dar o devido destaque para esses profissionais.

Na programação, destaque para a participação brasileira, com a presença de Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), que falará sobre a sustentabilidade no mercado editorial – um dos pilares da IPA – e sobre os desafios atuais que o mundo dos livros enfrenta.

Outra participação brasileira na CONTEC é a de Raquel Menezes, da Oficina Raquel. Ela participará da mesa “Como investir e economizar recursos na distribuição de livros”, ao lado de Tina Mamulashvili (Georgia), Arantxa Mellado (Espanha), Cecilia Fanti (Argentina) e Antonio Martín (PublishNews Espanha).

Carlo Carrenho, fundador do PN e consultor editorial, também participa do evento na mesa “A ascensão dos audiolivros: uma conversa entre dois mercados”, com Carlos Rojas Urrutia, da Zebralution. Enquanto os audiolivros estão dando seus primeiros passos na América Latina, nos países nórdicos o formato já está amplamente estabelecido há muitos anos. No bate-papo, dois observadores do mercado de audiolivros, um na Suécia e outro no México, compartilham dados e experiências para traçar um caminho que possa expandir as possibilidades dos formatos de áudio.

A programação completa da CONTEC você confere clicando aqui.

[13/04/2023 08:00:00]
Matérias relacionadas
Executivo alemão de 53 anos é CEO da Carlsen Verlag desde 2006 e entra no lugar de Juergen Boos, que vai se aposentar
Biblioteca Árabe Digital pode marcar um ponto de virada para os livros digitais no mundo árabe
Maior parte do valor será destinada a compra de títulos; empresa coloca como meta alcançar 15 milhões de usuários únicos mensais nesse intervalo
Leia também
Profissional é a nova gerente responsável pela área de Educação e relações institucionais do grupo
Entre os requisitos estão: ter disponibilidade para participação em feiras e eventos, Ensino médio completo e conhecimento do sistema Winbooks
Iniciativa aproxima o mercado editorial da indústria audiovisual ao colocar livros, histórias originais e propriedades intelectuais no radar de editoras, produtoras, plataformas de streaming e estúdios de games