Publicidade
Selo Cátedra 10 – 2022 anuncia 55 livros selecionados
PublishNews, Guilherme Sobota, 11/04/2023
Instituída em 2016, por ocasião da comemoração dos 10 anos da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, a premiação busca reconhecer os melhores na produção literária anual para crianças e jovens

O Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio e a Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio anunciaram recentemente os contemplados com o Selo Cátedra 10 – 2022. O vencedor na categoria Hors Concours (categoria que considera livro e autor) foi Os veinhos narradores (Fatum), de Francisco Gregório, José Matos e Regina Porto.

Entre outras, a obra juvenil Lady Musashi e a Ordem dos Cavaleiros Arcanos (Editora Gaivota), escrita por Maicon Tenfen, recebeu o Selo Seleção, ao lado de Cambitos – Uma história de gente fina (Editora do Brasil), de Blandina Franco e Tino Freitas, com ilustrações de Guilherme Karsten; e Que bicho passou por aqui? (Editora do Brasil), de Rogério Andrade Barbosa, ilustrado por Thais Linhares.

Na categoria Distinção, figuram livros como A melhor mãe do mundo (Companhia das Letrinhas), de Nina Rizzi e Veridiana Scarpelli, Babel África (Globinho), de Magali Attiogbé e Muriel Bloch, e Doçura (Tibi), de Emilia Nuñez e Anna Cunha.

São 55 selecionados no total. A lista completa de vencedores pode ser conferida aqui.

O selo é atribuído pelo chamado Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ), composto por pesquisadores e especialistas na área da literatura infantil e juvenil, e que tem como marca a diversidade de áreas de trabalho de seus participantes.

Instituída em 2016, por ocasião da comemoração dos 10 anos da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, a premiação busca reconhecer os melhores na produção literária anual para crianças e jovens. "O Selo Cátedra 10 tem como diferencial o olhar cuidadoso de pesquisadores que, a partir do objeto livro, avaliam a qualidade literária, plástica e editorial da obra, considerados temas e gêneros diversos e diálogo entre a linguagem verbal e a linguagem visual", diz um comunicado da universidade.

Após a leitura das obras enviadas, o GELIJ define as que serão premiadas nas categorias Seleção – obras com valor literário, estético e editorial; Distinção – obras de excelência, considerados os mesmos critérios; e, Hors Concours – categoria que considera tanto o livro publicado quanto a importância da obra de seu autor.

[11/04/2023 08:30:00]
Matérias relacionadas
Título da Leiturinha ensina a respeitar as diferenças e exercitar a parceria desde cedo na vida
Personagem do livro de Ralph Lazar realiza de roubos atrapalhados a invenções desastrosas
Clube de Leitura Quindim celebra a transformação leitora de seus assinantes com certificados personalizados, que incluem dados sobre os títulos lidos pela criança ao longo de sua jornada com a marca
Leia também
Finalistas serão anunciados em fevereiro e vencedores, em março; Typus está com inscrições abertas para o Prêmio Literário Verão de Histórias
Os vencedores terão os seus livros publicados pela Editora Senac Rio e receberão R$ 30 mil cada, além de circular em 2027 por eventos literários pelo Brasil
Seleção reúne os dez autores franceses que ocupam os dez primeiros lugares do Ranking de Livreiros da Livres Hebdo 2025