Publicidade
Editora Brasiliaris chega ao mercado com meta de reeditar 300 clássicos nacionais
PublishNews, Redação, 05/04/2023
Fundada por Tomaz Adour e Rodrigo Aguirre, casa tem como objetivo atrair os jovens para a leitura de livros brasileiros

A Editora Brasiliaris – fundada por Tomaz Adour, da editora Vermelho Marinho e da Liga Brasileiras de Editoras (Libre), e Rodrigo Aguirre, diretor criativo da agência carioca Spirit – marca sua estreia no mercado editorial com uma meta ambiciosa: publicar, entre reedições e novos romances, 300 obras nacionais em um semestre. Com o objetivo de levar e incentivar jovens à leitura de livros nacionais, o projeto quer dar nova vida às capas, deixando-as mais atuais e interessantes aos leitores mais jovens, mas ao mesmo tempo buscando edições mais acessíveis.

A iniciativa nasceu e se alimentou de dados de pesquisas que afirmam que a maior parte dos adolescentes na faixa etária entre 11 e 13 anos são simpatizantes da leitura. O gosto pela leitura também aumentou nos grupos entre 18 e 29 anos, saltando de 63% para 72% durante a pandemia.

Algumas das obras a serem lançadas pela Brasiliaris são títulos como: Casa velha, de Machado de Assis, Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto, A bela madame, de João do Rio, O fim do mundo, de Joaquim Manuel de Macedo, entre outros livros. O novo selo pretende concluir o primeiro semestre com o lançamento de 300 clássicos e até o fim do ano fechar com 500 obras lançadas.

“Esses clássicos são obras de muita relevância e podem ter sido um pontapé para diversos leitores darem início no universo da literatura, mas as capas por muitas vezes não atraem os jovens a conhecerem a obra. Com isso, pensamos em trazer uma capa moderna que inspire as pessoas se interessarem”, conta Tomaz Adour, em nota.

Além da nova roupagem, o objetivo é trazer a leitura de modo mais acessível para os jovens, “Hoje em dia os livros que são mais baratos costumam ser com páginas brancas, sem orelha e com capas simples. São essas formas que as editoras encontraram para baratear, mas elas por muitas vezes não agradam nem chamam atenção dos jovens”, afirma Adour.

Tags: Brasiliaris
[05/04/2023 09:00:00]
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação