Editor Klaus Flugge é o vencedor do Lifetime Achievement Award 2023
PublishNews, Redação, 30/03/2023
Prêmio da Feira do Livro de Londres será entregue ao 'luminar' do mercado de livros infantis e fundador da Andersen Press

Klaus Flugge, editor da Andersen Press | © LBF
Klaus Flugge, editor da Andersen Press | © LBF
A Feira do Livro de Londres anunciou nesta quinta-feira (30) que o editor Klaus Flugge, da Andersen Press, é o vencedor do LBF Lifetime Achievement Award 2023. De acordo com o evento, Flugge é uma liderança mundial da publicação e ilustração de livros infantis.

Depois de fundar a Andersen Press – nomeada em homenagem a Hans Christian Andersen – no outuno de 1976 em Londres, Klaus passou a publicar alguns dos mais celebrados ilustradores no mundo, como David McKee, Tony Ross, Satoshi Kitamura, Sir Quentin Blake e Chris Riddell. Em 1999, ele se tornou o primeiro editor a receber o Prêmio Eleanor Farjeon, pela contribuição ao mercado do livro infantil, e em 2010 foi também o primeiro escolhido para ser um membro honorário do Youth Libraries Group. Em 2013, Klaus, nascido em Hamburgo (Alemanha), se tornou cidadão honorário de Bolonha, em reconhecimento ao seu compromisso com os livros.

Para celebrar o 40º aniversário da Andersen Press em 2016, ele criou o Prêmio Klaus Flugge, agraciado às novas promessas de ilustradores, e este se tornou um dos mais prestigiados reconhecimentos da área.

"Estamos encantados em nomear Klaus Flugge como vencedor deste ano do Lifetime Achievement Award", disse o diretor da Feira do Livro de Londres, Gareth Rapley, em comunicado. "Por quase cinco décadas, Klaus tem sido um luminar no mercado de livros infantis, trazendo histórias incríveis e ilustrações fenomenais para milhões de crianças ao redor do mundo. Sua paixão em liderar novos talentos é muito inspiradora".

O comitê do Lifetime Achievement Award selecionou Klaus de uma lista de finalistas de figuras proeminentes da indústria do livro no mundo. O último vencedor havia sido o artista e editor japonês Hiroshi Hayakawa. Em 2017, o editor brasileiro Luiz Schwarcz foi reconhecido com a mesma distinção.

O Prêmio reconhece, segundo a Feira, um indivíduo que deixou uma verdadeira marca no mundo editorial global. Ele é aberto a editores, agentes, "scouts" e outros profissionais envolvidos na indústria do livro.

Klaus Flugge participará da cerimônia de entrega do Prêmio numa recepção especial durante a Feira do Livro de Londres, na quarta-feira (19 de abril), entre as 17h e 18h no horário local.

[30/03/2023 10:40:00]