Publicidade
SP-Arte 2023 tem a presença de 14 editoras, com vendas de livros e lançamentos
PublishNews, Guilherme Sobota, 29/03/2023
Editoras participantes da feira estarão no térreo do Pavilhão da Bienal, em São Paulo; no domingo, dia 2 de abril, o principal palco do evento receberá lançamentos editoriais com sessão de autógrafos

Editoras terão estandes no térreo da SP-Arte 2023 | © SP-Arte
Editoras terão estandes no térreo da SP-Arte 2023 | © SP-Arte

A maior feira comercial de arte e design da América Latina, que também tem uma presença editorial, a SP–Arte chega à sua 19ª edição nesta quarta-feira (29), e vai até 2 de abril, no Pavilhão da Bienal (Parque Ibirapuera, São Paulo / SP). A feira receberá 14 editoras, 168 expositores de arte, das quais 86 galerias nacionais, 15 galerias internacionais e 45 expositores de design – setor que cresceu 30% em relação à edição passada –, além de 8 instituições culturais e espaços autônomos.

As editoras participantes da feira estarão no térreo do Pavilhão. São elas:

  • Act. Editora
  • ArtNexus
  • Banca Tatuí
  • BEĨ
  • Cobogó
  • Desapê
  • Edições Sesc
  • Fotô Editorial
  • Ikrek
  • Olhares
  • seLecT_ceLesTe
  • Taschen
  • Terra Virgem Edições
  • Ubu

No domingo, dia 2 de abril, o espaço Arena Iguatemi – principal palco do evento – receberá lançamentos editoriais com sessão de autógrafos:

  • 14h: Lançamento – Histórias contadas em tecidos – O carnaval negro baiano, Alberto Pitta (Carmo Johnson Projects)
  • 15h: Sessão de autógrafos – Amazônia ocupada e Pantanal, João Farkas (Edições Sesc São Paulo)

As Edições Sesc são, portanto, uma das editoras na 19ª SP-Arte. Em seu estande, a editora terá livros e produtos da Loja Sesc. Os livros estarão à venda com descontos de até 60%. Entre os títulos, o visitante pode encontrar obras como A Pirâmide do piques, do designer e escritor Gustavo Piqueira, Anna Bella Geiger: Brasil nativo, Brasil alienígena, organizado por Adriano Pedrosa e Tomás Toledo, e o lançamento Fiaminghi: Corluz, escrito por Marco Antônio Amaral Rezende.

Publicações sobre as obras de Tarsila do Amaral, Marina Abramovic, João Farkas, Geraldo de Barros e Lina Bo Bardi também estarão disponíveis aos frequentadores da feira. A página das Edições Sesc no portal da SP-Arte pode ser visualizada neste link.

A Banca Tatuí – banca da editora Lote 42 – também estará presente na feira, com parte do seu acervo e lançamentos. Já nesta quarta (29), às 18h, Gustavo Piqueira lança PoemaPinturaPerformance (Lote 42), em que discute uma obra emblemática de Blaise Cendrars e Sonia Delauney-Terk, realizada há mais de cem anos, e aborda a união de dois campos artísticos, literatura e pintura. Já no dia 1º, às 15h, Bruno Maron apresenta tiragem limitada de Manual de sobrevivência dos tímidos em comemoração aos 10 anos da publicação. A edição especial tem capa dura com pintura exclusiva com tinta acrílica. Bobby Baq (Nímia), Batista (Pedro e o Imperador), Carla Piazzi (Luminol) e Carolina Prado Pinto (Bruges, 75) são outros dos autores que estarão por lá. Veja todos os eventos da editora na SP-Arte aqui.

A nova edição de Bancos indígenas do Brasil (BEĨ Editora), que reúne uma amostra da Coleção BEĨ, apresenta os artistas que os produziram e traz textos de escritores e pesquisadores das etnias representadas. O lançamento será no dia 1º de abril, às 15h. A Coleção compreende mais de 900 bancos produzidos por artistas de 45 etnias indígenas do Brasil, provenientes do Território Indígena do Xingu, da Amazônia e do sul do Brasil. Grande parte dessas peças está documentada no livro, cuja nova edição chega agora às livrarias. O livro também terá um lançamento na próxima terça-feira (4/4), às 18h, na Livraria Eiffel (Praça da República, 183, Centro, São Paulo / SP).

Outros lançamentos editoriais, como dos livros Lina Bo Bardi design: O mobiliário dos tempos pioneiros 1947-1958 (Artemobilia) e Digo e tenho dito (Ubu), de Anna Maria Maiolino, também serão realizados no térreo.

Outras informações sobre a SP-Arte podem ser conferidas no site do evento.

19ª SP–Arte

Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera. 29 de março a 2 abril de 2023
Horários:
29 – 30 de março: 14h – 20h
31 de março – 1 de abril: 12h – 20h
2 de abril: 11h – 19h

[29/03/2023 09:00:00]
Matérias relacionadas
Título traz um atlas sobre inteligência artificial e trata dos impactos invisíveis da inteligência artificial no mundo contemporâneo
Festividades ocuparão calçadas, livrarias, lojas e o prédio 302 da Rua Barão de Tatuí, em São Paulo, onde está localizada a sede da editora. Leia a notícia para saber quando!
Livro celebra os 80 anos da primeira encenação do Teatro Experimental do Negro, destaca sua importância e oferece uma visão abrangente sobre a contribuição para a cultura e para a sociedade brasileira
Leia também
Proximidade com a Copa do Mundo em 2026 trouxe interesse em tratar das simbologias do futebol
Notas de Rodapé atingiu mais de 300 mil visualizações em cinco meses, tempo para exibir doze episódios que unem literatura e atualidade
Proposta vai ao Plenário; segundo o relator, proposta tenta achar um equilíbrio entre proteger os direitos autorais e ampliar o acesso ao conhecimento e à educação