Publicidade
Editoras promovem ações para comemorar o Dia Internacional da Mulher
PublishNews, Redação, 08/03/2023
Boitempo, Record, Editora Agir, Belas Letras e Globo Livros compartilharam iniciativas para conscientizar os leitores da importância do 8 de março

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher e conscientizar os leitores da importância da data, algumas editoras estão promovendo ações, entre eventos, discussões e lançamentos, neste 8 de março. Entre as casas estão a Boitempo, Record, a Editora Agir, a Belas Letras e a Globo Livros.

  • Editora Boitempo

Hoje (8), a Boitempo promoverá uma conversa intitulada Desafios do feminismo para um país em reconstrução a partir das 15h em transmissão ao vivo pelo Youtube. Entre as participantes estão Amanda Palha, Camila Rocha, Flávia Biroli, Ingrid Sateré Mawé e Preta Ferreira. A mediação é de Jessica Santos, editora de relacionamento da Ponte Jornalismo.

Além disso, a editora também está promovendo uma promoção até quinta-feira (9) onde todos os livros de autoras mulheres ou com temática feminista estarão com 30% de desconto na loja virtual e em livrarias de todo o país. Além disso, é possível aumentar o desconto ao montar um combo: 1 livro com 30%, 2 livros com 35% e 3 livros ou mais com 40% de desconto.

  • Grupo Editorial Record

Com o Mês das Mulheres, o Grupo Editorial Record organiza a campanha Mulheres que fazem história, uma iniciativa de valorização das trajetórias e produções literárias femininas do catálogo da Editora Rosa dos Tempos e de outros selos do Grupo Editorial Record.

bell hooks - Fonte: Divulgação
bell hooks - Fonte: Divulgação
A ação de destaque é a inauguração de seu clube de leitura feminista, que acontecerá no dia 30 de março, às 20h. O encontro inaugural será sobre o clássico de bell hooks O feminismo é para todo mundo (Ed. Rosa dos Tempos) e terá mediação da historiadora, professora da UFRJ e militante do feminismo negro Giovana Xavier, autora de História social da beleza negra (Ed. Rosa dos Tempos). O encontro, que abordará questões elementares do movimento feminista, acontecerá ao vivo e online na plataforma Zoom. A participação é gratuita, mediante inscrições neste link, com vagas limitadas.

Também ao longo do mês de março, como parte da ação, a editora promoverá 4 lives nas redes do TikTok com autoras da casa sobre temas do universo feminino nos dias 9, 20, 21 e 29 de março, sempre às 19:30. No perfil da Galera Record (@galerarecord), a poeta e slammer Midria, que publicará em breve com a Rosa dos Tempos, encontra Giu Domingues, autora de Luzes do norte (Ed. Galera Record) para debater “Os novos feminismos” com o público jovem, no dia 9.

No perfil da Editora Best Seller (@editorabestseller), a jornalista Simone Magno entrevista Regina Navarro Lins, autora de Sexo na vitrine (Ed. Best Seller), sobre “Gênero e sexualidade” no dia 20.

Já no dia 21, as autoras Elisama Santos (Mesmo rio, Ed. Record) e Vanessa Passos (A filha primitiva, Ed. José Olympio, e também colunista do PublishNews) debaterão o tema “Maternidade na Literatura” no perfil da Record (@editorarecord).

Por fim, no dia 29, Taiane Santi Martins, autora de Mikaia (Ed. Record), debate sobre “O feminino na literatura contemporânea” com Claudia Lage, autora de O corpo interminável (Ed. Record) no perfil da Editora Record (@editorarecord).

  • Editora Agir

Para celebrar a data, a Editora Agir lança o livro Da dor ao prazer, primeiro livro da terapeuta Márcia Oliveira sobre saúde sexual feminina. Em sua estreia na literatura, a autora reflete sobre as causas específicas das disfunções sexuais e a intimidade feminina. Márcia convida as leitoras de todas as idades para uma jornada não só em busca da solução da dor sexual feminina, mas também da satisfação consigo mesma, a partir de métodos viáveis para alcançar o prazer sozinha ou durante uma relação.

Márcia é fundadora do Espaço Íntimo Fisioterapia e conhecida nas redes sociais pelos seus conteúdos educativos e terapêuticos. Seu canal no YouTube conta com mais de 200 mil inscritos. Já no Instagram, a especialista dialoga com mais de 37 mil seguidores, buscando uma comunicação sempre sincera e esclarecedora para com as mulheres.

  • Belas Letras

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a editora Belas Letras traz nesta quarta-feira (8), um lançamento inédito no Brasil, o livro Stevie Nicks – Gold dust woman. Escrita pelo biógrafo Stephen Davis, a obra conta a glamurosa, hipnotizante e intensa trajetória da fada-madrinha do rock. A obra analisa a carreira e a vida de Stevie Nicks, desenterrando novos detalhes de entrevistas íntimas e nunca antes divulgadas. O autor conta como Stevie Nicks e Lindsey Buckingham foram chamados para fazer parte do Fleetwood Mac e como isso impactou a carreira da banda, os momentos que serviram de inspiração para suas canções mais famosas, seu relacionamento conturbado com Lindsey Buckingham, seu quase fatal vício em drogas e álcool, sua bem-sucedida carreira solo e sua influência em cantoras que se tornaram fenômenos da música pop como Taylor Swift e Dixie Chicks.

  • Globo Livros

Hoje (8), partir das 18h, na Livraria Martins Fontes Paulista, a Globo Livros lança A bailarina que pintava suas sapatilhas, em uma sessão de autógrafos aberta ao público. Neste livro ilustrado e pensado para as crianças, Ingrid Silva narra sua trajetória desde a infância modesta no subúrbio carioca, a dificuldade para quebrar as barreiras do preconceito e praticar uma dança idealizada para pessoas brancas e de classe social elevada, até conquistar uma vaga na Dance Theatre of Harlem, em Nova York, uma das maiores companhias de balé do mundo.

O livro conta, ainda, com um glossário e transmite valores importantes para os pequenos leitores, destacando o respeito à diversidade de pessoas de cores, corpos, gêneros e estaturas diferentes no mundo da dança — e na sociedade. Além disso, incentiva-os a ser o que quiserem e não desistirem de seus sonhos. As ilustrações são de Monge Lua, ilustrador de Betinho: o amor em forma de criança, de Xuxa Meneghel.


[08/03/2023 11:00:00]
Matérias relacionadas
Designer do Grupo Editorial Record há quase 25 anos, Iaccarino assina capas emblemáticas e volta do Peru com ouro e prata no Latin American Design Awards
​Entre as principais funções do cargo estão realizar batida de emendas e checklist das provas de miolo dos livros e revisar textos de capas
'Paragens' reúne textos que abordam as mazelas de um país marcado por mudanças violentas
Leia também
Evento será realizado no Museu do Futebol, na véspera do Dia Latino-Americano e Caribenho pela Descriminalização do Aborto
Com 80 páginas, a obra reúne 34 textos (29 poemas e cinco prosas) de Behr e 13 imagens de Aversa em diferentes técnicas
Obra de referência é publicada pela Civilização Brasileira e traduz conceitos da área para a linguagem cotidiana