Biblioteca Pública do Paraná completa 166 anos e lança projeto de leituras guiadas de contos
PublishNews, Redação, 06/03/2023
Ao longo de 10 encontros, o professor de literatura Guilherme Shibata lê e discute com o público contos da literatura brasileira mundial

Guilherme Shibata | © Murilo Ribas
Guilherme Shibata | © Murilo Ribas
Para celebrar seu aniversário de 166 anos de fundação, a Biblioteca Pública do Paraná lança na próxima terça-feira (7) o projeto de leituras guiadas Ler Junto. Ao longo de 10 encontros, o professor de literatura Guilherme Shibata lê e discute com o público contos da literatura brasileira e mundial — começando por Felicidade clandestina e Restos de carnaval, de Clarice Lispector. A atividade ocorre no auditório da Biblioteca (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba / PR), a partir das 18h, com entrada gratuita. Não há a necessidade de inscrição e a BPP emite certificado de participação.

Coordenador da área de Literatura da rede de colégios Bom Jesus e criador do canal do YouTube Palavrão, Shibata explica que o projeto é voltado para pessoas maiores de 16 anos que sentem a necessidade de ler mais e obter novos conhecimentos literários. “Não é preciso nenhum pré-requisito além da vontade de ler e conversar. Também não é exigida nenhuma leitura anterior, já que nós vamos ler no momento do encontro e discutir”, diz o professor, em comunicado.

A partir do dia 13, as atividades acontecem sempre às segundas-feiras, às 18h, na sala de cursos da BPP — com a leitura de Angústia, do russo Anton Tchekhov. A programação das semanas seguintes inclui contos de escritores como Machado de Assis, Chimamanda Ngozi Adichie, Júlio Cortázar, Dalton Trevisan e Nelson Rodrigues, entre outros. “A seleção prioriza a multiplicidade de vozes. São autores de épocas, gêneros, continentes e realidades diferentes”, afirma Shibata, que há 20 anos leciona para alunos do ensino médio e de cursos pré-vestibulares.

Com duração de uma hora, os encontros são independentes entre si. Ou seja: é possível participar do Ler Junto a partir de qualquer uma das datas programadas. “Um dos objetivos é que as pessoas percam o medo de ler textos clássicos. É um projeto de retomada e formação de leitores, em que eu atuo menos como um professor e mais como um guia, um agente de ideias”, conclui Guilherme Shibata.

Projeto Ler Junto, com Guilherme Shibata

Dia 7 de março, às 18h, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná

*A partir de 13 de março, sempre às segundas-feiras, às 18h, sala de cursos da BPP

Entrada gratuita, sem a necessidade de inscrição

[06/03/2023 10:00:00]