Companhia das Letras adota solução SAP customizada
PublishNews, Redação, 19/1/2023
Multinacional mexicana Softtek desenhou e implementou a solução para oferecer à empresa uma visão mais clara de sua cadeia de valor

A Companhia das Letras, maior grupo editorial do Brasil, em conjunto com a empresa mexicana Softtek, adotou uma solução SAP customizada e específica para seu negócio. Focando nas principais cadeias do mercado editorial, a solução, um sistema tailor-made, ou seja, feito especialmente para a empresa, busca oferecer uma visão mais clara e possibilitar mais expansões.

O SAP é o sistema de gestão empresarial mais utilizado no mundo e se destaca como a principal solução em softwares para o planejamento de recursos empresariais (ERP).

Desde junho de 2022, a editora passou a operar a nova plataforma de gestão. O Grupo optou por implementar o SAP ERP em suas operações no Brasil, utilizando o padrão SAP o máximo possível e, idealmente, trazendo para o Brasil as customizações existentes da Penguin Random House para processos editoriais já desenvolvidas para outros países.

A Softtek também precisou desenvolver módulos específicos e customizados para o mercado editorial nacional, como o de venda de livros e gestão de contratos para autores, agentes e editores, não ofertados pela SAP.

Atualmente, o Grupo Companhia das Letras possui mais de 300 colaboradores no Brasil, divididos em dez departamentos, e conta com um centro de distribuição de 6.000 m² em Guarulhos (SP), que distribui seus livros para todo território nacional. Essa estrutura deve ser beneficiada e a gestão de negócios deve ficar mais ágil e eficiente.

“O crescimento e expansão dos negócios da Companhia das Letras no Brasil permitiu que a empresa buscasse as melhores práticas de mercado, que é um dos valores agregados pela implementação do ERP SAP”, diz Ana Dividino, vice-presidente de Negócios na Softtek Brasil, em nota.

“Um projeto de implantação de um novo ERP é naturalmente uma iniciativa de alto risco e alto impacto para qualquer organização. Com um bom planejamento, flexibilidade, e com o empenho e dedicação dos colaboradores, da diretoria e de nossos parceiros como a Softtek, realizamos uma implantação de sucesso, faturando desde o primeiro dia, gerenciando riscos, impactos e problemas de forma adequada até a estabilização dos processos de negócios e das tecnologias envolvidas”, comenta Paulo Vieira, Diretor de TI do Grupo Companhia Das Letras, também em nota.

[19/01/2023 11:00:00]