Publicidade
Carolina e Elvira Vigna assinam novo livro sobre história da arte
PublishNews, Redação, 17/1/2023
Filha da escritora conclui trabalho que elas iniciaram juntas, agora lançado pela Cepe

Carolina Vigna | © Divulgação
Carolina Vigna | © Divulgação
A história da arte é um assunto que sempre fascinou Elvira Vigna e Carolina Vigna, mãe e filha. Juntas, elas frequentavam cursos e iam a exposições, e também escreveram um livro: Uma história da arte, que será lançado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) nesta terça-feira (17), em São Paulo, e quinta-feira (19), no Rio de Janeiro (veja o serviço abaixo). Feito a quatro mãos, o livro reúne textos que abordam desde os desenhos rupestres até as manifestações contemporâneas.

“No fundo, são todos os textos parte de uma mesma continuidade de pensamento”, informa Carolina Vigna na apresentação do título. Carioca radicada em São Paulo, ela tem pós-graduação, mestrado e doutorado em História da Arte. O livro que está sendo lançado começou a ser produzido em 2015, foi interrompido em meados de 2017 por causa da morte de Elvira Vigna – escritora premiada, jornalista, ilustradora, crítica de arte – e retomado somente em 2019 por Carolina.

Com um estilo leve e cheio de ironia, para criar uma aproximação com o leitor, Uma história da arte discorre sobre artistas sem fabricar mitos. De acordo com Carolina, o livro traz “uma linguagem um pouco mais sacana, mais irônica, falando de obras e artistas que viveram séculos atrás como ‘gente como a gente’, até porque eram”.

O título está dividido em duas partes e a primeira traz textos escritos por mãe e filha. “Tem trechos que são inteiros de uma das autoras e tem trechos em que uma autora interferiu na frase da outra, até no nível da escolha de palavras”, destaca. A segunda parte contém uma seleção de artigos já publicados, assinados individualmente, mas concebidos a quatro olhos porque nasceram das exposições que elas visitavam.

“Esse foi um livro que começou de uma maneira muito gostosa e nossa. Nós duas íamos sempre juntas a exposições, cursos, etc. Foi dificílimo, para mim, terminar. Minha mãe ficou doente no meio do livro. Ela já sabia o que ia acontecer e se apressou para terminar o que ela queria escrever e me entregou. O diálogo que, em alguns casos, é frase a frase, foi muito, muito intenso. Mesmo no hospital, conversávamos sobre o livro. É ouvir a voz dela em cada palavra. Faltava pouco, mas minha mãe morreu antes do livro estar pronto. Eu levei anos para conseguir voltar ao livro depois disso”, declara a escritora no material de divulgação.

SERVIÇO

  • Lançamento "Uma História da Arte" em São Paulo

Terça, 17/01, 19h às 22h

Livraria da Travessa Pinheiros (Rua dos Pinheiros, 513)

  • Lançamento "Uma História da Arte" no Rio de Janeiro

Quinta, 19/01, 19h às 22h

Livraria da Travessa Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 − loja 205A)

[17/01/2023 09:03:39]
Matérias relacionadas
Livro de João Tokunbó Carneiro ganha apresentação de Reginaldo Prandi, orelha de Luiz Antonio Simas e duas noites de autógrafos em novembro e dezembro
Livro da Autêntica chegará aos leitores em eventos no Rio de Janeiro e em Brasília agora em novembro. Programe-se!
Livro de estreia da autora portuguesa volta às livrarias com posfácio inédito de Natalia Timerman e orelha de Diana Klinger
Leia também
Bruno Braga Pinheiro convida leitores a refletirem sobre a jornada de transformar a paixão em profissão
As pessoas estão vivendo exaustas, mas nem sempre são capazes de nomear as causas desse esgotamento difuso que as atravessa
Gabriel Rolón retoma essa tradição e questiona os discursos atuais que vendem a ideia de uma vida plena e sem dor