Durante o evento, as editoras participantes do BP prospectaram US$ 800 mil em novos negócios para os próximos meses.
A participação brasileira garantiu a presença dos autores Nara Vidal, Giovana Madalosso e Raphael Montes. Também fizeram parte da delegação nove editoras: Girassol, Cedic International Inc., Callis, University of São Paulo Press – Edusp, Global Editora, Mil Caramiolas, Évora Editora, Editora Imeph e Ciranda Cultural.
“O resultado obtido em Guadalajara prova o valor da literatura brasileira ao redor do mundo”, afirma Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL. “Para se ter uma ideia, as editoras participantes realizaram 137 contatos comerciais com 14 países diferentes durante o evento. Essa edição fechou o ano com chave de ouro, e já estamos ansiosos para apresentar e representar o mercado editorial brasileiro nas próximas feiras”, conclui.
Para Vitor Tavares, presidente da CBL, a presença tanto de grandes editoras quanto de autores brasileiros renomados em Guadalajara atesta a importância do evento: “A Feira do Livro de Guadalajara atrai não apenas uma grande visibilidade na América Latina, como também no resto do mundo. Ter o projeto Brazilian Publishers nos representando no evento foi fundamental para que as empresas participantes conseguissem prospectar um resultado tão positivo”, disse.
Ainda no espaço brasileiro da feira aconteceu o Caipirinha Hour, evento de networking que reuniu cerca de 150 empresários brasileiros e internacionais para se conhecerem em clima descontraído de happy hour. Antes de retornarem para casa, os participantes brasileiros, entre autores e profissionais do mercado literário, participaram de um jantar oferecido pela Embaixada do Brasil no México.