Publicidade
36ª Feira de Guadalajara gera mais de US$ 800 mil em novos negócios para editoras brasileiras
PublishNews, Redação, 09/01/2023
Nove editoras participaram da feira por conta de uma parceria entre o Brazilian Publishers e a Embaixada do Brasil no México

A 36ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), que ocorreu no final de novembro de 2022, recebeu uma delegação de editoras brasileiras em uma ação da Embaixada do Brasil no México com o Brazilian Publishers (BP) – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Durante o evento, as editoras participantes do BP prospectaram US$ 800 mil em novos negócios para os próximos meses.

A participação brasileira garantiu a presença dos autores Nara Vidal, Giovana Madalosso e Raphael Montes. Também fizeram parte da delegação nove editoras: Girassol, Cedic International Inc., Callis, University of São Paulo Press – Edusp, Global Editora, Mil Caramiolas, Évora Editora, Editora Imeph e Ciranda Cultural.

“O resultado obtido em Guadalajara prova o valor da literatura brasileira ao redor do mundo”, afirma Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL. “Para se ter uma ideia, as editoras participantes realizaram 137 contatos comerciais com 14 países diferentes durante o evento. Essa edição fechou o ano com chave de ouro, e já estamos ansiosos para apresentar e representar o mercado editorial brasileiro nas próximas feiras”, conclui.

Para Vitor Tavares, presidente da CBL, a presença tanto de grandes editoras quanto de autores brasileiros renomados em Guadalajara atesta a importância do evento: “A Feira do Livro de Guadalajara atrai não apenas uma grande visibilidade na América Latina, como também no resto do mundo. Ter o projeto Brazilian Publishers nos representando no evento foi fundamental para que as empresas participantes conseguissem prospectar um resultado tão positivo”, disse.

Ainda no espaço brasileiro da feira aconteceu o Caipirinha Hour, evento de networking que reuniu cerca de 150 empresários brasileiros e internacionais para se conhecerem em clima descontraído de happy hour. Antes de retornarem para casa, os participantes brasileiros, entre autores e profissionais do mercado literário, participaram de um jantar oferecido pela Embaixada do Brasil no México.

[09/01/2023 08:00:00]
Matérias relacionadas
Evento na Turquia foi o primeiro encontro editorial internacional de 2024 e contou com três representantes brasileiros
A 61ª da feira italiana ocorre de 8 a 11 de abril; estande brasileiro sediará dois eventos e expectativa é gerar US$ 448 mil em negócios com a venda de livros físicos e de direitos autorais
Livros precisam ter vencido o Prêmio Jabuti em qualquer edição; cada evento recebe diferentes categorias
Leia também
Nova editora do Grupo Elo Editorial é voltada para a educação e conta com pautas com alta demanda no mercado atualmente, como a diversidade
Atuação é no Rio de Janeiro e é preciso ter experiência comprovada na área
Listas divulgadas agora pelo PublishNews apontam quais editoras se posicionam melhor quando o assunto é faturamento por ISBN vendido