Publicidade
Bodour Al Qasimi pede igualdade de oportunidades para as mulheres durante painel na FIL
PublishNews, Talita Facchini, 06/12/2022
Ao lado da autora Ana Maria e Marisol Schulz, diretora-geral da feira, a presidente da IPA enfatizou a necessidade de oportunidades iguais para as mulheres, não igualdade com os homens

A 36ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara terminou no último domingo (4), com uma boa participação brasileira e tendo o emirado de Sharjah como convidado de honra.

Durante o painel Oriente e Ocidente: mulheres no mundo, Bodour Al Qasimi, sheikha do emirado, fundadora da Kalimat Group e presidente da International Publishers Assotiation (IPA), novamente chamou atenção por uma das causas pela qual vem lutando há anos: o protagonismo feminino na indústria mundial do livro.

Bodour se dirigiu às mulheres, pediu que elas valorizem o que as distingue e enfatizou a necessidade de oportunidades iguais. Ela pediu ainda para os pais criarem suas filhas para que acreditem em si mesmas e para alcançar suas aspirações.

Na sessão moderada por Marisol Schulz, diretora-geral da FIL, Al Qasimi também compartilhou sua jornada na indústria editorial e como presidente da IPA e destacou como, tradicionalmente, as mulheres conseguiram fazer pouco progresso na indústria. O cenário que ela encontrou a encorajou a criar o PublisHer, órgão de networking que busca aumentar o número de mulheres em cargos de liderança no mundo editorial.

Bodour apontou ainda que falar sobre o empoderamento das mulheres não deve ser feito destacando somente as dificuldades enfrentadas em todas as sociedades, mas sim apresentando histórias de sucesso e modelos a serem seguidos. “Histórias de sucesso inspiram, eu mesma cresci ouvindo histórias inspiradoras sobre líderes femininas da história islâmica e árabe, e isso me fez acreditar que eu também seria capaz”, disse.

A outra participante do painel, a autora Ana Maria, abordou a realidade da mulher no México no que se refere a oportunidades de carreira, valorização de competências e acesso a cargos de liderança. Ela compartilhou com os participantes a visão abrangente da sociedade mexicana sobre as mulheres ao longo do último meio século ao lembrar a resposta de seu pai quando ela nasceu: quando ele descobriu que ela era uma menina, ficou desapontado. Para autora, isso prova a importância de corrigir os conceitos sociais sobre as mulheres.

Os palestrantes da sessão apontaram que o primeiro passo para superar os desafios que as mulheres enfrentam no local de trabalho, em casa ou na escola, é poder falar sobre seus desafios e encontrar maneiras eficazes de superar e corrigir estigmas injustos.

[06/12/2022 10:50:00]
Matérias relacionadas
Editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers movimentam mais de USD 14 milhões em negócios internacionais em seis meses
Anúncio foi feito na última quinta (27), em uma coletiva de imprensa realizada no Salão Aldo Moro do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália
Iniciativa global criada para empoderar mulheres na publicação terá programação dinâmica na Feira com participação de Laura di Pietro (Tabla) e Sevani Matos (CBL / VR Editora)
Leia também
Missão será fortalecer presença no varejo, ampliar parcerias estratégicas e consolidar portfólio em novos pontos de venda
A pessoa que ocupar a vaga deve estar cursando graduação em Administração, Marketing, Economia, Engenharia de Produção, Publicidade ou áreas correlatas e ter interesse pela área comercial e pelo setor editorial
Empresa procura uma pessoa dinâmica e criativa para adquirir conteúdo, com um foco especial em Revistas cientificas