Dança das cadeiras na Alaúde, na Melhoramentos e na Feira de Frankfurt
PublishNews, Guilherme Sobota e Talita Facchini, 1º/12/2022
Editora Luiza Lewkowicz deixou a casa editorial Alaúde e Juliana Ferreira é a nova coordenadora de marketing da Melhoramentos; mudanças também na chefia da comunicação de Frankfurt

A editora Luiza Lewkowicz deixou a casa editorial Alaúde (Tordesilhas e Tordesilhinhas). Luiza atuou por mais de dois anos como responsável pela aquisição, edição e produção dos selos, levando obras de autoras premiadas como Torrey Peters (Destransição, baby), Nadifa Mohamed (finalista do Booker Prize com The fortune men), Natasha Brown (Este não é o seu lar), e Eleanor Davis (Árduo amanhã). No catálogo nacional, trabalhou na nova edição de Paulo Leminski: o bandido que sabia latim, de Toninho Vaz. A saída ocorre cerca de seis meses após a aquisição da Alaúde pela Alta Books.

Durante o período em que esteve na empresa, Luiza também consolidou o relacionamento com a TAG Livros, com quem desenvolveu parcerias, e também coordenou a produção de títulos para PNLD e outros programas de governo, bem como de seus respectivos materiais pedagógicos. Recentemente, incorporou ao catálogo da Tordesilhas parte da obra de autores que pertencia aos catálogos da Cosac Naify e da SESI-SP Editora, como Opisanie świata, de Veronica Stigger, Dias raros e O volume do silêncio, de João Anzanello Carrascoza, além de nomes como Vanessa Barbara, Noemi Jaffe e Flavio Cafiero. Luiza também tem passagens pelas editoras Planeta, Intrínseca e Record.

Mudança também na Melhoramentos. Juliana Ferreira – finalista da categoria Profissional de Marketing e Vendas Ano de 2021 do Prêmio PublishNews – é a nova coordenadora de marketing da editora. A profissional tem mais de dez anos de mercado editorial, e experiências em branding, eventos, conteúdo digital, com liderança de grandes equipes.

Juliana iniciou a carreira como estagiária na Ediouro, passou pela Rocco, retornando mais tarde para a Ediouro, à frente do marketing, clube de assinaturas, e-commerce, aplicativo e lançamento de novos selos. Ela também já trabalhou no mercado publicitário esportivo.

Entre as projeções e inspirações de Juliana como coordenadora de marketing da Melhoramentos estão atuar com equipe envolvida e promover fortalecimento. “Estou animada e com grandes expectativas, o grupo está em transformação e buscando inovação nos produtos, e com um time super empenhado no crescimento. A ideia é reestruturar o marketing e trazer visibilidade para a marca e seus lançamentos”, conta.

A Feira do Livro de Frankfurt também anunciou mudanças no seu time. Kathrin Grün, chefe de relações públicas e comunicações desde 2017 e parte da equipe de relações públicas da feira desde 2009, deixa a empresa em busca de uma nova oportunidade de carreira. “Sou muito grato por 13 anos agitados na Frankfurter Buchmesse. Gostaria de agradecer a toda a minha equipe por sua cooperação motivada e, claro, a Juergen Boos e todos os meus colegas", disse em comunicado oficial.

Juergen, por sua vez, também agradeceu à profissional pelo seu “excelente trabalho” e experiência compartilhada. “Lamentamos muito perdê-la, como funcionária e como colega, e desejamos a ela tudo de bom”. Boos adiantou ainda que está em negociações finais sobre um plano de sucessão que anunciará em breve.

Por enquanto, quem assume a posição de Grün é Ines Bachor. Outros membros da equipe da Feira de Frankfurt incluem Kathrin Ankermüller, Katrin Hage, Frank Krings, Tina Pfeifer e Svenja Pütz, que se juntou ao time como social media manager em agosto deste ano.

[01/12/2022 10:26:00]