Publicidade
Paulistano Rafael Gallo é o vencedor do Prêmio Literário José Saramago 2022
PublishNews, Guilherme Sobota, 14/11/2022
Escritor foi reconhecido pelo seu romance inédito 'Dor fantasma', que será publicado no Brasil pela Globo Livros e em Portugal pela Porto Editora

Rafael Gallo já havia vencido outros prêmios, como o Sesc de Literatura
Rafael Gallo já havia vencido outros prêmios, como o Sesc de Literatura
O escritor paulistano Rafael Gallo foi anunciado nesta segunda-feira (14) como o vencedor do Prêmio Literário José Saramago 2022, numa cerimônia em Portugal. Ele é o quarto brasileiro a vencer o Prêmio, criado em 1999 e entregue a cada dois anos.

Gallo foi reconhecido pelo seu romance inédito Dor fantasma, que será publicado no Brasil pela Globo Livros e em Portugal pela Porto Editora. O autor receberá um prêmio em dinheiro de 40 mil euros.

Promovido pela Fundação Círculo de Leitores, com o apoio da Fundação José Saramago, da Porto Editora e da Globo Livros, o Prêmio José Saramago foi entregue durante uma cerimónia no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB).

Bruno Vieira Amaral, escritor vencedor do Prémio Literário José Saramago 2015, falou sobre a obra vencedora, enaltecendo a qualidade da escrita de Gallo: “é mão cirúrgica, aplicando incisões seguras e sábias, é mão de pintor, na pincelada criativa e intencional, é mão de maestro segurando a batuta e guiando a orquestra num crescendo de som e fúria que culmina no magistral desenlace do romance”.

A edição deste ano teve como jurados os escritores José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, João Tordo e Bruno Vieira Amaral (todos já premiados com a distinção), além de Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago, Guilhermina Gomes, da Fundação Círculo de Leitores, e Nélida Piñon.

O Prémio Literário José Saramago foi instituído para celebrar o Prêmio Nobel de Literatura de 1998 ao autor de Ensaio sobre a cegueira, buscando reconhecer jovens autores dos países lusófonos.

[14/11/2022 16:10:00]
Matérias relacionadas
A obra vencedora será publicada em 2025 pelo Grupo Porto Editora, e, no Brasil, pela Globo Livros​
Escritor vai lançar novo livro pela Record em 2024; ele indicou 'O ano da morte de Ricardo Reis', de José Saramago
'Dor fantasma', da Biblioteca Azul, acompanha a vida de um pianista virtuoso e obcecado pela perfeição; evento ocorre na Livraria da Travessa Ipanema
Leia também
Finalistas serão anunciados em fevereiro e vencedores, em março; Typus está com inscrições abertas para o Prêmio Literário Verão de Histórias
Os vencedores terão os seus livros publicados pela Editora Senac Rio e receberão R$ 30 mil cada, além de circular em 2027 por eventos literários pelo Brasil
Seleção reúne os dez autores franceses que ocupam os dez primeiros lugares do Ranking de Livreiros da Livres Hebdo 2025