Publicidade
Apanhadão: Mercado de HQs, Flip e entrevista com presidente da Record
PublishNews, Redação, 14/11/2022
Notícias sobre o mercado editorial, eventos como a Flip, a Flup e a Balada Cultural, entrevista com a filha de José Saramago e greve na HarperCollins dos EUA

O final de semana nos maiores jornais do País e do mundo foi movimentado na editoria de cultura. Em literatura, os destaques foram para o mercado editorial em dois noticiários, um retratando das HQs e o outro a situação do Grupo Editorial Record, vice no ranking das editoras. Além disso, a Flip foi mencionada na coluna de Ancelmo Gois, com expectativa alta para a 20ª edição, que acontece na próxima semana em Paraty. Confira todos os destaques no Apanhadão do final de semana.

O Estadão destacou duas notícias de literatura, entre elas um trecho exclusivo do novo lançamento mundial da editora Objetiva, outro livro de Michelle Obama. Nossa luz interior será lançado nesta terça-feira (15). O outro destaque do final de semana no Estadão foi a 14ª Balada Literária, evento que acontece presencialmente depois de dois anos com edições online. Com início quinta-feira passada (10), a iniciativa do escritor Marcelino Freire vai até terça-feira (15), recheada de atrações em homenagem ao samba.

A Folha trouxe à mesa do leitor uma matéria diferente, que pretende responder uma questão: Por que o mercado de HQs no Brasil tem cada vez mais obras de vários outros países? Na reportagem, a busca por respostas abrange desde incentivo público para produção, parado nos últimos cinco anos, até adaptação do mercado de quadrinhos para a venda nas livrarias. Outro ponto discutido é o custo de se produzir quadrinhos no país, que pode tornar a equação da produção desbalanceada daqui algum tempo.

Ainda na Folha, a 10ª edição da Festa Literária das Periferias teve um lugarzinho garantido na aba de cultura. A Flup acontecerá em dezembro, dos dias 5 a 11, no Rio de Janeiro, e tem novidades para essa edição. Além das presenças garantidas de autores formados na periferia, como Jessé Andarilho e Geovani Martins, o evento garantirá uma disputa do Campeonato Brasileiro de Slam e do Slammers Indígenas.

O Globo lançou uma entrevista exclusiva com José Falero, escritor da periferia de Porto Alegre, indicado duas vezes ao Prêmio Jabuti com as obras Mas em que mundo tu vive? e Os supridores. A entrevista focou no relançamento de Vila Sapo pela editora Todavia, publicado originalmente em 2019, e nas percepções pessoais do autor.

Outro artigo do O Globo entrevistou a filha de José Saramago, Violante Saramago, no mês que marca o centenário do autor. Recitando as memórias do pai, Violante contou detalhes de sua nova publicação pela editora Rua do Sabão, De memória nos fazemos.

Na coluna de Ancelmo Gois, o destaque foi para a 20ª Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece na próxima semana. O colunista conseguiu filtrar uma parte importante da Flip, mas que não é muito relatada na mídia: a população de Paraty. Além dos ganhos econômicos com a Festa, que movimenta o comércio da região, há também a participação voltada ao aspecto cultural da cidade.

O Valor publicou uma entrevista exclusiva com a presidente do Grupo Editorial Record, Sônia Machado Jardim, sobre o mercado editorial e a participação da editora na 20ª Flip com uma casa própria. Afirmando que “A regra do jogo é outra”, a mulher a frente da segunda maior editora do Brasil, com uma fatia de 8% do mercado, fala dos casos de Colleen Hoover, norte-americana que domina a lista dos mais vendidos, e de Carla Madeira, escritora mineira com sucessos como Tudo é rio e Véspera. Sobre o momento da Record, Sônia afirma que “Isso é motivo de orgulho. A gente está brigando de igual para igual. É uma empresa 100% nacional sem dinheiro de banco”.

Como destaque internacional, The Guardian noticiou a greve dos funcionários de uma das maiores editoras do mundo, a HarperCollins, nos EUA, dia 10 de novembro. As bandeiras levantadas pelos trabalhadores são em relação ao pagamento e à diversidade nas cadeiras da casa editorial, majoritariamente branca.

Tags: Apanhadão
[14/11/2022 10:00:00]
Matérias relacionadas
Veja também: como Carla Madeira provoca emoções em seus leitores e notícias do estado de saúde de Luis Fernando Verissimo
Veja também: a repercussão de Milton Hatoum como novo imortal da ABL e Eliana Alves Cruz contribuindo para universo da Turma da Mônica
Veja também: o 'Boobie Goods da Quebrada' e o artigo de Adriana Ferreira Silva sobre os ataques aos livros
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação