Publicidade
Apanhadão: Mercado de HQs, Flip e entrevista com presidente da Record
PublishNews, Redação, 14/11/2022
Notícias sobre o mercado editorial, eventos como a Flip, a Flup e a Balada Cultural, entrevista com a filha de José Saramago e greve na HarperCollins dos EUA

O final de semana nos maiores jornais do País e do mundo foi movimentado na editoria de cultura. Em literatura, os destaques foram para o mercado editorial em dois noticiários, um retratando das HQs e o outro a situação do Grupo Editorial Record, vice no ranking das editoras. Além disso, a Flip foi mencionada na coluna de Ancelmo Gois, com expectativa alta para a 20ª edição, que acontece na próxima semana em Paraty. Confira todos os destaques no Apanhadão do final de semana.

O Estadão destacou duas notícias de literatura, entre elas um trecho exclusivo do novo lançamento mundial da editora Objetiva, outro livro de Michelle Obama. Nossa luz interior será lançado nesta terça-feira (15). O outro destaque do final de semana no Estadão foi a 14ª Balada Literária, evento que acontece presencialmente depois de dois anos com edições online. Com início quinta-feira passada (10), a iniciativa do escritor Marcelino Freire vai até terça-feira (15), recheada de atrações em homenagem ao samba.

A Folha trouxe à mesa do leitor uma matéria diferente, que pretende responder uma questão: Por que o mercado de HQs no Brasil tem cada vez mais obras de vários outros países? Na reportagem, a busca por respostas abrange desde incentivo público para produção, parado nos últimos cinco anos, até adaptação do mercado de quadrinhos para a venda nas livrarias. Outro ponto discutido é o custo de se produzir quadrinhos no país, que pode tornar a equação da produção desbalanceada daqui algum tempo.

Ainda na Folha, a 10ª edição da Festa Literária das Periferias teve um lugarzinho garantido na aba de cultura. A Flup acontecerá em dezembro, dos dias 5 a 11, no Rio de Janeiro, e tem novidades para essa edição. Além das presenças garantidas de autores formados na periferia, como Jessé Andarilho e Geovani Martins, o evento garantirá uma disputa do Campeonato Brasileiro de Slam e do Slammers Indígenas.

O Globo lançou uma entrevista exclusiva com José Falero, escritor da periferia de Porto Alegre, indicado duas vezes ao Prêmio Jabuti com as obras Mas em que mundo tu vive? e Os supridores. A entrevista focou no relançamento de Vila Sapo pela editora Todavia, publicado originalmente em 2019, e nas percepções pessoais do autor.

Outro artigo do O Globo entrevistou a filha de José Saramago, Violante Saramago, no mês que marca o centenário do autor. Recitando as memórias do pai, Violante contou detalhes de sua nova publicação pela editora Rua do Sabão, De memória nos fazemos.

Na coluna de Ancelmo Gois, o destaque foi para a 20ª Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece na próxima semana. O colunista conseguiu filtrar uma parte importante da Flip, mas que não é muito relatada na mídia: a população de Paraty. Além dos ganhos econômicos com a Festa, que movimenta o comércio da região, há também a participação voltada ao aspecto cultural da cidade.

O Valor publicou uma entrevista exclusiva com a presidente do Grupo Editorial Record, Sônia Machado Jardim, sobre o mercado editorial e a participação da editora na 20ª Flip com uma casa própria. Afirmando que “A regra do jogo é outra”, a mulher a frente da segunda maior editora do Brasil, com uma fatia de 8% do mercado, fala dos casos de Colleen Hoover, norte-americana que domina a lista dos mais vendidos, e de Carla Madeira, escritora mineira com sucessos como Tudo é rio e Véspera. Sobre o momento da Record, Sônia afirma que “Isso é motivo de orgulho. A gente está brigando de igual para igual. É uma empresa 100% nacional sem dinheiro de banco”.

Como destaque internacional, The Guardian noticiou a greve dos funcionários de uma das maiores editoras do mundo, a HarperCollins, nos EUA, dia 10 de novembro. As bandeiras levantadas pelos trabalhadores são em relação ao pagamento e à diversidade nas cadeiras da casa editorial, majoritariamente branca.

Tags: Apanhadão
[14/11/2022 10:00:00]
Matérias relacionadas
Secretaria incluiu o livro novamente após reportagem; veja também como está a situação da editora L&PM, no RS, e a repercussão da morte de Alice Munro
Veja também o levantamento da Folha que fala da queda de audiência de 'livrões' entre os mais vendidos
Entre outras notícias, lançamento de livro inédito sobre escritos Yanomami e autor de quadrinhos sobre ditadura militar fará turnê pelo Brasil
Leia também
Nova editora do Grupo Elo Editorial é voltada para a educação e conta com pautas com alta demanda no mercado atualmente, como a diversidade
Atuação é no Rio de Janeiro e é preciso ter experiência comprovada na área
Listas divulgadas agora pelo PublishNews apontam quais editoras se posicionam melhor quando o assunto é faturamento por ISBN vendido