Dias Gomes recebe homenagens em seu centenário
PublishNews, Redação, 19/10/2022
O escritor e dramaturgo será lembrado pela série ‘Ocupação Dias Gomes’, do Itaú Cultural, pelo Canal Brasil e pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Dias Gomes | Divulgação: Itaú Cultural
Dias Gomes | Divulgação: Itaú Cultural
Um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, Dias Gomes, autor de grandes clássicos do teatro, do cinema e da televisão, será homenageado por diversas instituições nesta semana, já que esta qaurta, 19 de outubro, é a data que marca a comemoração do centenário do autor. Entre as instituições que irão homenagear Gomes estão o Itaú Cultural, o Canal Brasil e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

O Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – São Paulo / SP) promove a exposição Ocupação Dias Gomes. A mostra, que permanece em cartaz até 15 de janeiro de 2023 no piso 2 do IC, reúne cerca de 170 itens, divididos em oito núcleos que mostram a vida, a produção e as criações do dramaturgo. O acervo vai desde o nascimento de Gomes, passando por suas experiências no teatro, rádio e cinema, até se tornar um dos principais romancistas e autores de telenovelas do país. Além da exposição, haverá material para interação com o público. A pesquisa, concepção, curadoria e realização é da equipe do Itaú Cultural, composta pelos Núcleos de Artes Cênicas, Música e Literatura e de Audiovisual, em parceria com a Rede Globo. A entrada é gratuita e a visitação do público começa no dia 20 de outubro. O IC abre de terça-feira a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados das 11h às 19h.

O Canal Brasil exibirá, em memória à obra de Gomes, a versão para o cinema do clássico de sua autoria O pagador de promessas, na quarta-feira (19), às 20h. O filme dirigido por Anselmo Duarte é uma adaptação da peça homônima de 1960, que se tornou o maior êxito cinematográfico da carreira de Dias Gomes. O longa foi também o primeiro filme brasileiro a receber uma indicação ao Oscar e o único a ganhar a Palma de Ouro em Cannes, o mais prestigiado festival de cinema do mundo.

Já o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo terá uma semana de homenagens ao artista. Na quarta (19), às 18h, pelo Zoom, está programada uma conversa com o ator Rui Rezende, que atuou em Sinal de alerta e As noivas de Copacabana, Ele ficou conhecido como o Professor Astromar, de Roque Santeiro, (1985), o personagem se transformava em lobisomem nesta sátira política que teve uma versão censurada em 1975, depois que a Globo já havia gravado 30 capítulos.

Na quinta (20), às 12h20, será a vez da atriz Betty Faria, que atuou em O Espigão e interpretaria a Viúva Porcina na versão censurada de Roque Santeiro, de 1975. Encerrando a semana de homenagens, na sexta (21), às 17h20, também pelo Zoom, o convidado é o ator Emiliano Queiroz, que esteve na versão censurada de Roque Santeiro, na minissérie de O pagador de promessas e interpretou o carismático personagem Dirceu Borboleta, em O Bem Amado, telenovela de grande sucesso.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) receberá a Camerata Dias Gomes na quarta-feira (19), às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr (Av. Presidente Wilson, 203 - Rio de Janeiro / RJ), na sede da entidade. O evento tem entrada franca e conta com o apoio do projeto Música no Museu. Selecionado pela poeta e violoncelista Denise Emmer, filha do dramaturgo, o programa reunirá músicas e compositores que Dias Gomes apreciava. Obras de Mozart, Villa Lobos e Vivaldi compõem o repertório.

Também faz parte da programação um pout pourri (peça musical que corresponde a uma mistura de várias canções), intitulada Suíte Teatral, com alguns temas marcantes das novelas escritas pelo autor. O arranjo é assinado por Álvaro Carrielo. O ator Tony Ramos também marcará presença no evento. Ele lerá um trecho da peça "O pagador de promessas". O Teatro R. Magalhães Jr. tem capacidade de 288 pessoas e está sujeito à lotação. As inscrições podem ser feitas pelo link.

[19/10/2022 09:00:00]