Publicidade
2ª edição do Festival Mário de Andrade acontece no centro de SP
PublishNews, Redação, 18/10/2022
Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece entre os dias 21 e 23 de outubro e tem como tema principal ‘Literatura e Artes na Pauliceia 2022’

A segunda edição do Festival Mário de Andrade acontecerá entre os dias 21 e 23 de outubro, das 10h às 17h, no Centro Cultural dos Correios São Paulo (Praça Pedro Lessa 'Praça das Artes', s/n – Vale do Anhangabaú - São Paulo / SP) e na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 - República, São Paulo / SP).

O tema principal do evento será Literatura e Artes na Pauliceia 2022, com foco na literatura brasileira e sua diversidade atual, e terá, entre outras atividades, palestras, debates, oficinas, saraus e slams com autores de todo o país. A entrada é gratuita, a classificação indicativa é livre e o local terá acesso para pessoas com deficiência. O acesso pelo transporte público é pela Estação São Bento, na saída para o Vale do Anhangabaú.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o festival conta com o apoio de outras instituições culturais localizadas nas proximidades da Biblioteca Mário de Andrade, como o Museu da Língua Portuguesa, o SESC 24 de Maio e o Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP), que receberão uma programação especial para o evento.

As atividades se concentrarão nos dois prédios da Biblioteca – o edifício sede e o anexo, onde está localizada a Hemeroteca da instituição –, na Sala do Conservatório da Praça das Artes e na Praça Dom José Gaspar, com tendas e outros espaços de exposição e convivência.

O evento surgiu, originalmente, em 2019, com sucesso já em sua primeira edição. Agora retoma pela segunda vez, após a pandemia da covid-19, mantendo como um de seus objetivos a formação de leitores. “Após dois anos de pandemia, com longos períodos de isolamento, queremos que as pessoas redescubram o livro físico, esse objeto mágico capaz de criar mundos novos”, conclui Jurandy Valença, diretor da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

O Festival pretende levar mesas literárias diversas e abraçar o público jovem, com temáticas inerentes e importantes a este universo, como o amor, as redes sociais, o afrofuturismo e outros temas.

Um dos grandes destaques da programação deste ano é a Feira do Livro do Festival, que acontecerá nos dias 22 e 23, sábado e domingo, das 10 às 18 h. Serão mais de 50 editoras e livrarias que participarão do evento, de grande ou pequeno porte, independentes ou não, cada qual com seu projeto editorial e curatorial único, sempre em busca de novos leitores.

Além disso, a programação também está recheada de novidades: A mesa de abertura do Festival, Amor aos Livros, tem início às 19h da sexta-feira (21), na Praça das Artes, e recebe a atriz Isabel Teixeira, que fez sucesso recente como a Maria Bruaca do remake de Pantanal, para uma conversa com a educadora Bel Santos Meyer sobre o impacto dos livros em suas trajetórias. Além de atriz, Isabel também é formada em Letras e dirige sua própria editora artesanal, a Cadernos Fora de Esquadro, desde 2014.

Destacam-se, também, o show de Marina Lima na noite de abertura (21), às 20h30, na Praça das Artes, e a mesa Versos e Rimas, no sábado às 18h, que traz Rashid, GOG e a compositora Jup do Bairro, simbolizando duas gerações do hip-hop nacional, para explorar as particularidades da escrita de rap e outros gêneros urbanos, os convidados comentam aspectos técnicos das composições e revelam os artifícios utilizados por grandes compositores.

Já no sábado (22), Ayô Tupinambá marca presença na Praça das Artes, às 11h, com a atração Canto pra Sobreviver, na qual revisita sua história e vivência travesti, preta e gorda. No último dia, no domingo (23), Ferréz, fundador do selo Literatura Marginal, apresenta um painel literário no terraço da Biblioteca Mário de Andrade, às 16h, para falar de seu processo criativo e de como ser um escritor independente.

A programação completa está disponível no site oficial da Secretaria Municipal de Cultura - para conferir, clique aqui.

A experiência colocará o público em contato com produções editoriais diversas, promovendo uma pluralidade de gêneros e formatos, além de mostrar os pontos de contato da literatura com as outras artes, como a fotografia e as artes plásticas.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, envie um e-mail para centroculturalsp@correios.com.br, ligue no número (11) 2102-3691 ou confira o Instagram oficial da Biblioteca Mário de Andrade e da Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo.

[18/10/2022 09:00:00]
Matérias relacionadas
Brincadeiras, cortejos, oficinas e visitas mediadas vão acontecer no Museu da Língua Portuguesa, no edifício Pina Contemporânea e no Parque Jardim da Luz no dia 11 de outubro
O ponto de partida da exposição é a trajetória de Sérgio Milliet, um agente cultural fundamental nas histórias de ambas as instituições
Lançamento em São Paulo será na Biblioteca Mario de Andrade, com bate-papo e sessão de autógrafos
Leia também
Criado para incentivar o hábito da leitura desde cedo, evento é realizado em vários países e reforça o papel da saga como porta de entrada para o universo literário
Adriana Marcolini oferecerá uma leitura crítica de trechos, ao lado da atriz Giovanna de Toni em um evento gratuito no Instituto Italiano de Cultura do Rio
Evento inclui show literário da narradora de histórias Flora Manga e atividades voltadas ao público infantil em outras livrarias cariocas