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Venda de álbuns da Copa e ações promocionais impulsionam vendas no varejo de livros
PublishNews, Talita Facchini, 06/10/2022
Dados estão no 9º Painel Nielsen divulgado pelo SNEL e Nielsen Book; crescimento no faturamento foi de 5,71%

Livraria da Vila, Shopping Pátio Higienópolis | © Divulgação
Livraria da Vila, Shopping Pátio Higienópolis | © Divulgação
A Nielsen Book e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) divulgaram os dados do 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil, que apurou as vendas das principais livrarias e supermercados no país no período de 15 de agosto a 11 de setembro.

Em comparação com o ano anterior, o faturamento apresentou um crescimento de 5,71%, apesar de um volume 0,38% menor em número de unidades. Em números reais, foram 4,53 milhões de livros comercializados com receita total de R$191,93 milhões. No mesmo período do ano anterior, a receita tinha sido de R$181,56 milhões, com 4,54 milhões de unidades vendidas.

O preço médio teve uma alta de 6,12%, passando de R$ 39,95 em 2021 para R$ 42,39 em 2022. Já o número de ISBNs caiu 6,11%. No ano passado, foram contabilizados 165.931 ISBNs contra 155.786 este ano.

No mesmo período de 2021, o comércio ampliava o horário de funcionamento das lojas, no âmbito das medidas de flexibilização da pandemia. Naquele momento, foram registradas ações promocionais de varejistas, no sentido de recuperar as vendas e, por isso, o período tornou-se o segundo melhor em resultado daquele ano até então.

Livraria Leitura, por exemplo, disponibilizou mais de 80 pontos para troca de figurinhas do Álbum da Copa de 2022 | © Divulgação
Livraria Leitura, por exemplo, disponibilizou mais de 80 pontos para troca de figurinhas do Álbum da Copa de 2022 | © Divulgação
Este ano, grandes fatores que contribuíram para o bom desempenho neste nono período da pesquisa foram as ações promocionais de varejistas e a proximidade de realização da Copa do Mundo. O evento impulsionou a compra de álbuns de figurinhas, que responderam por 4,91% em volume de unidades de e 6,05% em valor em relação a faturamento, se destacando também em relação às últimas edições da Copa.

“Ações pontuais têm ajudado o setor a manter uma dinâmica positiva e ficamos felizes por ainda mantermos um volume acumulado superior a um bom ano como 2021. Em termos de valor, o resultado acumulado praticamente se iguala à inflação do período”, destaca Dante Cid, presidente do SNEL.

Ao comparar o resultado de período desconsiderando os álbuns, é possível enxergar mais um cenário. Ismael Borges, Territory Manager do BookScan Brasil, analisa: “Considero que a venda de álbum da Copa é majoritariamente incremental, ou seja, não canibaliza de forma integral a venda de livros não ligados a esse evento. Em uma situação hipotética em que se excluem as vendas relacionadas ao álbum, a variação do período em volume de unidades seria de -5,27% e em receita, seria de -0,68%.”

2022 x 2021

Do começo do ano até meados de setembro, foram vendidos 39,87 milhões de livros, acumulando faturamento de R$ 1,72 bilhão no setor livreiro neste ano, com variação positiva de 5,26% em volume e 9,15% em valores.

Em 2021, até meados de setembro, o faturamento era de R$ 1,58 bilhão e o volume chegava a 37,88 milhões.

Importância dos gêneros

Assim como nos últimos Painéis, Não Ficção Especialista novamente apresentou o pior resultado, com uma queda de 4,80 p.p., diminuindo o seu faturamento de 29,47% em 2021 para 24,67% em 2022.

Na contramão, Infantil, Juvenil e Educacional teve uma variação positiva de 3,84 p.p. Se em 2021 o gênero representava 19,09% do faturamento do setor, em 2022 esse número subiu para 22,92%.

Não Ficção Trade teve variação positiva de 1,16 p.p., enquanto Ficção, uma variação negativa de apenas 0,20 p.p.

Metodologia

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados on-line e atualizados semanalmente.

As varejistas monitoradas pela Nielsen são: A Página Livraria, Amazon.br, Americanas, Americanas.com, BIG BIG, Bom Preço, Carrefour, Cultura, Curitiba, Disal, Escariz, Extra, Leitura, Livraria da Vila, Livraria Loyola, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Pão de Açúcar, Saraiva, Shoptime, Submarino.

Clique aqui para conferir o painel completo.

[06/10/2022 11:00:00]
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