Karine Pansa é a nova presidente da IPA
PublishNews, Redação, 30/09/2022
Nesta quinta saiu o resultado da eleição realizada este mês. Karine terá como vice-presidente a georgiana Gvantsa Jobava, da Intelekti Publishing.

Karine Pansa e Gvantsa Jobava
Karine Pansa e Gvantsa Jobava
Nesta quinta (29), a editora brasileira Karine Pansa foi confirmada como presidente eleita da International Publishers Association (IPA), entidade fundada em 1896 com o propósito de garantir que todos os países do mundo mostrassem respeito pelos direitos autorais e pela Convenção de Berna, que deu norte às questões de direitos de autor em boa parte do mundo.

A associação, que pela terceira vez terá uma presidente mulher, também elegeu Gvantsa Jobava (Intelekti Publishing, Geórgia) como vice-presidente de Karine.

Durante a Assembleia Geral da IPA, Bodour Al Qasimi agradeceu aos membros da entidade por todo o apoio durante o seu mandato. “Minha presidência reforçou minha crença no que fazemos como indústria e também reforçou meu respeito e apreço pelos editores. Testemunhei em primeira mão sua generosidade, resiliência e determinação, apesar de todos os desafios. Estou realmente inspirado por seu trabalho duro e paixão e estou confiante de que nossa indústria está em mãos seguras e capazes enquanto escrevemos o próximo capítulo de nosso livro”, disse.

A entidade terá, então, uma nova dupla para continuar os trabalhos que Bodour colocou em prática nos últimos anos. Karine iniciou discurso agradecendo à Sheika de Sharjah. “Gostaria de agradecer a Bodour por sua liderança exemplar, dedicação incansável e competência em lidar com os problemas complexos que nossa indústria teve nos últimos dois anos. É uma honra seguir seu caminho e ser a terceira mulher presidente da IPA. Estou animado para servir nosso setor e apoiar a recuperação de nossos membros, e continuar a garantir que a IPA seja uma organização inclusiva representada e respeitada globalmente”.

Karine disse ainda que pretende reunir dados sobre o que a indústria do livro representa globalmente. “É um desafio, mas é algo que pretendo dedicar meu tempo e esforços para desenvolver. Sei que não será fácil, mas acredito que estatísticas confiáveis e precisas são essenciais para apresentar uma imagem eficaz do nosso setor”.

Já Gvantsa frisou que dedicará sua vice-presidência a fortalecer os principais pilares da IPA: direitos autorais, liberdade de publicação, alfabetização, inclusão e publicação educacional. “Lutarei pelo bem-estar dos editores de nossos membros, porque os livros publicados por eles tornam nosso mundo melhor”, afirmou.

Tags: IPA, Karine Pansa
[30/09/2022 08:00:00]