Biblioteca Pública de Nova York realiza evento sobre Literatura Brasileira
PublishNews, Redação, 27/09/2022
Palestra marca os 200 anos da Independência do Brasil e é o lançamento do projeto 'Brasil em suas próprias palavras”, que pretende divulgar a produção literária e as artes do país ao público americano

Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, a Biblioteca Pública de Nova York (New York Public Library- NYPL) sediará um evento inédito sobre a literatura brasileira. A palestra com o título ‘Existe uma literatura brasileira? está marcada para esta quarta (28), às 19h (horário de Brasília), com transmissão via Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página de eventos da NYPL.

Da esquerda para a direita: Ilan Stavans, João Almino, Ivan Marques, Vânia Carvalho-Wang | Fonte: Divulgação do evento
Da esquerda para a direita: Ilan Stavans, João Almino, Ivan Marques, Vânia Carvalho-Wang | Fonte: Divulgação do evento
A discussão será entre Ilan Stavans, comentarista cultural mexicano americano conhecido internacionalmente; João Almino, premiado escritor brasileiro que teve cinco dos seus oito romances traduzidos para o inglês; e Ivan Marques, professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. O encontro será mediado pela organizadora do evento e jornalista Vânia Carvalho-Wang. A ação conta com o apoio da Academia Brasileira de Letras (ABL), do Consulado Brasileiro em Nova York e da ONG americana Ticún Brasil.

A palestra marca o início de um projeto que se estenderá durante o ano de 2023 e será voltado para temas da literatura e cultura brasileiras. A iniciativa se chama “Brasil em suas Próprias Palavras” e tem como objetivo apresentar escritores e artistas brasileiros ao público americano.

“A ideia é criar pontes e aumentar a percepção sobre a produção artística do Brasil no mercado americano”, diz Vânia Carvalho-Wang, criadora do projeto. Ela explica que o público-alvo dos eventos é o americano, por essa razão as palestras serão realizadas em inglês. Entre os temas considerados para os próximos eventos estão o Modernismo e a Semana de 22, o Movimento Armorial e a temática judaica na obra dos escritores Clarice Lispector e Moacir Scliar. Os próximos eventos contarão com plateia, mas a transmissão pela internet deve ser mantida para alcançar outros países, especialmente o Brasil.

[27/09/2022 09:00:00]