Carol Canêdo é uma das duas sócias da Autoria - Casa de Cultura, aberta em Juiz de Fora, Minas Gerais. Camila Fontes tem a Livraria Olga, com dois sócios, em Londrina, no Paraná. Elas são diferentes na oferta de livros em estoque. A Autoria tem pouco mais de 400 títulos à disposição dos clientes, enquanto a Olga conta com 5 mil títulos. Embora ambas dividam uma grande preocupação estética, a oferta de um bom café e uma agenda de eventos para atrair clientela, há uma diferença radical. A Autoria funciona dentro de um centro cultural, tendo como parte de seu público os frequentadores do eventos do lugar. A Olga trabalha com porta na rua, cativando o leitor a entrar no espaço.
Nesse jogo de semelhanças e diferenças, outro ponto comum é que ambas estão em cidades com cerca de 600 mil habitantes, onde espaços culturais são escassos e a curadoria se torna ainda mais fundamental para diferenciá-las das grandes redes e das livrarias on-line.
“Nossa preocupação é interagir com o público local, diferente da livraria do grande centro que utiliza as redes sociais para alcançar clientes distantes. Nosso trabalho quer atrair as pessoas da cidade, e estamos conseguindo. Em um mês e meio, já temos clientes que estão vindo todas as semanas, estão ficando amigos. Gente que vem todo domingo às dez da manhã, pega um chope e um livro", conta Camila.
A preocupação de integrar a comunidade próxima é compartilhada por Carol. “Temos aqui um espaço de biblioteca comunitária, onde as pessoas chegam com livros, para doar ou para trocar. A gente quer que a pessoa entre na livraria e trave contato físico com o livro. Tentamos ter aqui obras que ela não encontrará nas outras livrarias que a cidade tem, e obras não tão divulgadas pela internet.”
Nessa luta para inserir suas livrarias no cotidiano da população local, ambas têm outra preocupação em comum: o preço do frete, que, segundo elas, é absurdo e dificulta demais a vinda do material das editoras para suas prateleiras.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas.
Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e Youtube
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.