'As aventuras de Mike 3' faz barulho na Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Thales de Menezes, 23/09/2022
Livro infantojuvenil de Gabriel Dearo e Manu Digilio estreia em quarto lugar na classificação geral da semana; a liderança está com 'Cliente feliz dá lucro', de Gisele Paula

Manu Digilio e Gabriel Dearo | © Divulgação
Manu Digilio e Gabriel Dearo | © Divulgação
Na última quarta-feira, a divulgação da Lista Nielsen PublishNews, que aponta os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento, trouxe o infantojuvenil As aventuras de Mike 3: mudando de casa - edição especial com brindes (Outro Planeta) como líder do ranking no período apurado por quatro semanas. Agora, essa mistura de livro em texto corrido e histórias em quadrinhos também estreia forte na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews.

O livro foi lançado em duas versões, uma delas com brindes, e é esta que aparece em quarto lugar na lista Geral e também lidera a categoria Infantojuvenil, com a proeza de ter a edição sem brindes na segunda colocação da mesma lista. O personagem criado pelo casal de autores Gabriel Dearo e Manu Digilio já teve seus dois volumes anteriores lançados em oito países. O público realmente gosta das histórias criadas por Gabriel e Manu, com ilustrações de Mack.

Na lista Geral, os três livros à frente do aventureiro Mike têm públicos variados. A liderança é de Cliente feliz dá lucro (Buzz), de Gisele Paula, que propõe a criação de uma política encantadora nas empresas e nos ambientes de trabalho, aliando a satisfação dos clientes ao comprometimento dos colaboradores. A autora é cofundadora do ReclameAQUI, fundadora do Instituto Cliente Feliz e atua na área de costumer experience há mais de 20 anos. Abaixo dela, na segunda e terceira colocações, estão dois frequentadores do pódio, respectivamente É assim que acaba (Seguinte), de Colleen Hoover, e Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev.

Depois de apresentar praticamente uma estabilidade na semana passada, com aumento de 1%, o número de exemplares vendidos teve agora uma diminuição de 6%. Apenas a categoria Negócios teve um resultado positivo, com 3% de aumento. As outras quatro listas apresentaram quedas: Infantojuvenil e Não ficção tiveram reduções iguais, de 4%, enquanto Ficção registrou declínio de 9%, e Autoajuda, com o pior desempenho, caiu 11%.

Infantojuvenil é a categoria com mais novidades nesta semana. Além das duas versões do terceiro livro das aventuras de Mike, duas obras da WMF Martins Fontes dão as caras: Onde está o elefante?, de Jo Hoestland Barroux, e Eu queria ter..., de Giovanna Zoboli.

A estreia na lista de Autoajuda é Controle sua dor e comande sua vida (Gente), de Rogério Liporaci, no quinto ligar, com 751 exemplares vendidos. Na obra, o autor propõe que o leitor entenda o que se passa com o seu corpo e aprenda ferramentas para buscar alívio antes de procurar por um profissional de saúde, caso a dor ainda insista em incomodar.

Aparece pela primeira vez na lista de Negócios Vade Mecum compacto Saraiva - 25ª edição (Saraiva Jur), guia destinado à área de Direito.

Em Não ficção estreiam A construção da maldade (Avis Rara), obra na qual Roberto Motta explora as origens sociais, econômicas e jurídicas da crise de autoridade na transição do sistema de segurança pública do Rio de Janeiro em 2018, e Do que falamos quando falamos de populismo (Companhia das Letras), no qual Thomás Zicman de Barros e Miguel Lago reconstituem o uso do tema ao longo dos anos e mostram que, em meio a imprecisões conceituais, o vocábulo "populismo" nem sempre tem a conotação negativa hoje dominante.

No Ranking das Editoras, o grupo Companhia das Letras apresenta 15 títulos nas listas, ocupando a primeira posição. Em segundo lugar aparece o Grupo Editorial Record, com dez, e a Sextante com nove obras.

[23/09/2022 10:30:00]