Flipoços divulga balanço da sua 17ª edição
PublishNews, Redação, 21/09/2022
Evento foi realizado de 03 a 11/09 em Poços de Caldas, com o tema 'Letras & Música, a sinfonia da literatura', e recebeu cerca de 50 mil pessoas

Ney Matogrosso, Gisele Ferreira e Julio Maria| © Divulgação
Ney Matogrosso, Gisele Ferreira e Julio Maria| © Divulgação

O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) divulgou o balanço geral da sua 17ª edição, que teve como tema Letras & Música, a Sinfonia da Literatura.

De 03 a 11 de setembro, o evento organizado pela GSC Eventos e com curadoria de Gisele Ferreira levou para a cidade mineira uma programação que apresentou nomes como Daniel Munduruku, Nelson Motta, Eduardo Bueno, Caetano Galindo, Jorge Caldeira, Cristóvão Tezza e Ney Matogrosso. O evento promoveu ainda debates, shows, oficinas, workshops, lançamentos, intervenções ao público infantojuvenil, mesas e palestras noturnas.

Ao todo, foram 184 atrações culturais, além de um espaço dedicado à gastronomia, às crianças e o Circuito Pegada Literária (atividades descentralizadas do local do evento) que integraram a agenda. Assim, o Flipoços 2022 recebeu cerca de 50 mil pessoas.

Além disso, recebeu também cerca de cerca de 500 ônibus de mais de 100 cidades ao em torno de Poços de Caldas-MG e distribuiu 16.500 vales-livro para a rede de escolas estaduais. O evento também gerou cerca de 80 empregos diretos e 300 indiretos.

Sobre o lado financeiro, o Flipoços contabilizou em torno de R$ 2,5 milhões em vendas e negócios realizados no evento e movimentou R$ 4 milhões na economia local. A taxa de ocupação de hotéis foi de aproximadamente 80%, além da plataforma AirBnb.

Segundo Gisele Ferreira, o resultado do Festival e da Feira foi importante para mensurar a volta ao presencial. “Ainda sentimos no geral que a carga máxima, tanto de visitação quanto de vendas, se dará realmente a partir do ano que vem. A questão da covid, o momento pré-eleitoral, e a inflação alta pesaram na participação do público, nas vendas e na descontração. Mas foi sensacional sentir e ver a alegria, sobretudo das crianças e jovens, aproveitando para comprar seus livros e curtindo a variedade de atividades oferecidas”, analisou.

Já com data marcada para 2023, de 29 de abril a 07 de maio, abrindo o calendário nacional, a 18ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Flipoços 2023 serão realizadas em espaço aberto, no centro da cidade, próximo às praças da cidade que serão ocupadas por parceiros e outras novidades. “A nossa feira é muito procurada por editoras e livreiros. Temos uma grande tradição de ótimas vendas e bons negócios, com isso, a cada ano aumenta o número de interessados em estar conosco. Estamos preparando desde já muitas mudanças e a ampliação do projeto levando a Feira o Festival para um espaço aberto. Certamente a cidade estará mais integrada e o público visitante poderá desfrutar melhor dos eventos e das belezas da nossa cidade”, adianta Gisele.

[21/09/2022 11:00:00]