Publicidade
Três brasileiras se infiltram no mercado editorial francês
PublishNews, Thales de Menezes, 05/09/2022
O Podcast do PN reúne Simone Paulino, Gabriela Castro e Marcia Tiburi, que abriram a Nossa Éditions, que irá lançar na França livros de autoras latino-americanas e locais

A Nossa Éditions nasce de uma ideia ousada. Três mulheres brasileiras lançando uma editora na França, para publicar livros em francês de autoras latino-americanas e francesas. Livros para serem vendidos no mercado local. E nasce também da união de talentos em três áreas diferentes dentro do mercado editorial. O Podcast do PN desta semana reúne o time por trás da Nossa: Simone Paulino, escritora, editora e fundadora da Editora Nós, Gabriela Castro, designer e sócia-fundadora do Bloco Gráfico, e Marcia Tiburi, filósofa, escritora e artista plástica, que atualmente mora na França.

A conversa aborda os desafios de empreender em um novo país, as especificidades da nova casa editorial, a identidade visual, a forma de editar e produzir livros da Nossa e muito mais. Sobre a origem do projeto, Marcia Tiburi conta que a Nossa veio da convivência entre as três, mais do que uma ideia formal proposta por uma delas. “A Simone tem uma respiração poética, eu e ela conversamos todos os dias há anos! E a Gabriela é uma pessoa que escolheu os livros para fazer coisas bonitas. Com nossa amizade, eu comecei a publicar meus livros pela Nós e finalmente me senti em casa.”

Gabriela fala de sua relação de quase oito anos com Simone. “Eu a conheci quando ela estava formando a Nós, e a relação e trabalho virou amizade forte. O que está acontecendo também comigo e com a Marcia também. Eu tenho sócias que eu admiro.” Simone diz que elas estavam gerando essa editora há muito tempo. E o lançamento agora é uma questão de oportunidade. “A Marcia, transitando na Europa há quatro anos, começou a perceber o grande número de mulheres produzindo coisas incríveis e sem ter um teto para a arte delas.” Marcia acrescenta: “Em vários países, há uma misoginia inerente à estrutura do mercado. Então essa aqui é a nossa casa.”

Sobre fazer a operação na França, Simone destaca que as fronteiras estão borradas há tempos, principalmente desde a pandemia. “Você não precisa estar em um território para operar lá”, diz, contando que a distribuição da Nossa será diferenciada. “Vamos colocar livros em pequenas lojas, em livrarias especializadas em arte, em lojas de roupas e sapatos, algo que é comum na França. E nos museus. Não é no Louvre, claro. A França é repleta de pequenos museus e galerias em que nossos livros cabem perfeitamente.”

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[05/09/2022 12:00:00]
Leia também
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
As convidadas do episódio são as livreiras Letícia Bosísio, sócia da Janela Livraria, e Fran Junqueira, da Ceci Livraria e editora da Tigrito, que estão com novidades
O episódio dessa semana foi até a Sala Tatuí conversar com Beto Ribeiro, sócio administrador da Livraria Simples, e João Varella, da Lote 42
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Outras colunas
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Para a dupla de escritoras estrangeiras, um dos choques culturais mais curiosos foi perceber como os brasileiros estavam sempre se abraçando, como se fôssemos parentes distantes em sucessivos reencontros
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!
Fernando Tavares destrincha tendências de inteligência artificial e separa possíveis aprendizados para o mercado editorial brasileiro
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura