Publicidade
21ª Feira de Ribeirão Preto recebe 193 mil pessoas
PublishNews, Redação, 1º/09/2022
Junto com um balanço da bem-sucedida volta ao formato presencial, a Feira Internacional do Livro do interior paulista divulgou as datas da edição do ano que vem, de 19 a 27 de agosto

FIL Ribeirão Preto | © Sté Frateschi_Divulgação
FIL Ribeirão Preto | © Sté Frateschi_Divulgação
Em sua 21ª edição, a primeira em formato híbrido, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto – FIL contabilizou 193 mil visitantes em dez dias de evento, sendo 178 mil conferindo pessoalmente as atrações e mais 15 mil pessoas em acessos on-line.

A FIL teve uma cerimônia de abertura em 19 de agosto, seguida de nove dias de funcionamento da manhã até a noite, com encerramento no último domingo (28). Junto com um balanço da performance bem-sucedida do evento, foram anunciadas as datas da próxima edição: de 19 a 27 de agosto de 2023.

A feira ocupou nove espaços da cidade, notadamente no chamado Quarteirão Paulista, utilizando a Praça 15 de Novembro, Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior e a área da Esplanada), Centro Cultural Palace e Biblioteca Sinhá Junqueira, além de eventos em colaboração que se realizaram no Sesc Ribeirão, no Instituto Seb – A Fábrica, nos teatros Municipal e do Sesi, e no RibeirãoShopping.

Essa verdadeira invasão por vários bairros de Ribeirão Preto foi um reflexo da demanda reprimida do público. Por causa da pandemia de coronavírus, o evento não foi realizado em 2020 e no ano passado foi realizado 100% de forma virtual. A versão presencial foi comemorada pelos valores agregados à economia local com a participação presencial na feira.

Para Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento, a edição deste ano foi “de reencontro ir e conexão”. Com o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, todos os eventos da programação completa da FIL produziram aproximadamente 100 horas de agenda cultural, entre mesas de debate lançamentos de livros, apresentações artísticas e atividades recreativas. O espaço de exposição de livros contou com 32 estantes comerciais e uma dezena de expositores institucionais.

“Conseguimos acessar pessoas que estavam distantes do universo da FIL, a parceria com a Cufa (Central Única das Favelas), por exemplo, as batalhas de poesia, os espaços para a diversidade, as agendas com cidades da região, tudo isso permitiu a presença de pessoas que não frequentavam a feira”, afirma Adriana Silva, curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura.

Nomes conhecidos do grande púbico ajudaram a intensificar o fluxo de visitantes. Participaram de debates e apresentações na feira, entre muitos, Milton Hatoum, Arnaldo Antunes, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz e Mary del Priore.

Entre os programas educativos e de formação de leitores, um deles, “Combinando palavras”, reuniu cerca de 9.500 alunos de 92 escolas, em atividades que envolverem 141 professores. Outro programa, “Recortando palavras”, trabalhou com quase mil alunos de 22 instituições de ensino. Essa movimentação com alunos e jovens leitores foi além de Ribeirão Preto, chegando às cidades vizinhas Franca, Luiz Antonio e Serrana.

Algumas das atrações da FIL ainda podem ser conferidas ou revistas em vídeo. Os interessados podem acessar pela plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Tags: FIL
[01/09/2022 10:00:00]
Matérias relacionadas
Primeiro dia da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto reúne grandes nomes da literatura e apresentações culturais em vários pontos da cidade neste sábado (16)
Presente em todas as edições da feira desde seu lançamento, o autor terá uma homenagem especial no evento, com exposição e espetáculo teatral, além de participar do Salão de Ideias
Com feiras literárias já agendadas em Ipuã, Monte Alto, Guará, São Joaquim da Barra e Jardinópolis, instituição impulsiona a economia criativa na região a partir dos recortes da cultura e da educação
Leia também
Livro infantil propõe ressignificação do termo 'encrespar' como identidade, memória e resistência de um povo
Peça no Sesc Pinheiros conta com a direção de Luiz Fernando Lobo, músicas de Chico Buarque e direção musical de Itamar Assiere
PublishNews reúne os principais eventos de 2026; lista será atualizada no decorrer do ano