Autor de 'O encantador de cavalos' morre aos 72 anos
PublishNews, Redação, 16/08/2022
O britânico Nicholas Evans sofreu um infarto fulminante no último dia 09, mas só agora foi divulgada a morte do autor que vendeu 15 milhões de exemplares de seu livro de estreia, adaptado para o cinema

Nicholas Evans | © Divulgação site oficial do autor
Nicholas Evans | © Divulgação site oficial do autor
Lançado em 1995, O encantador de cavalos foi um dos maiores best-sellers daquela década. O romance vendeu mais de 15 milhões de exemplares no mundo, tornando-se ainda mais popular depois da de sua adaptação ao cinema. Foi anunciada nesta segunda-feira (15) a morte de seu autor, o britânico Nicholas Evans, aos 72 anos. O escritor morreu de ataque cardíaco no último dia 09.

Nascido em Bromsgrove, Inglaterra, ele estudou direito em Oxford, trabalhou como jornalista e roteirista de TV nos anos 1980 e tentou se tornar produtor de cinema, sem sucesso. Endividado, ele escreveu seu primeiro romance a partir de uma história real que ele escutou de um amigo, a respeito de um domador de cavalos que conseguia controlar qualquer animal mais arredio.

O encantador de cavalos teve um sucesso rápido nas livrarias. O romance fala de uma jovem ferida gravemente em um acidente com um cavalo, no qual sua melhor amiga morre. Para tratar a sequela traumática da menina, sua mãe viaja com ela para encontrar Tom Booker domador conhecido por ser capaz de controlar os cavalos mais difíceis.

Scarlett Johansson em 'O encantador de cavalos' © Divulgação
Scarlett Johansson em 'O encantador de cavalos' © Divulgação
A adaptação para o cinema foi estrelada e dirigida por Robert Redford, se transformando em uma das maiores bilheterias americanas de 1998. O papel da adolescente é uma das primeiras aparições nas telas da hoje musa do cinema Scarlett Johansson.

Evans publicou outros romances, mas nenhum deles chegou perto de repetir o sucesso de sua estreia. O encantador de cavalos foi lançado no Brasil pela Rocco, e está fora de catálogo. Entre os outros livros do autor, os de maior repercussão são A armadilha (Rocco, 1999), The smoke jumper (2001), The divide (2005) e The brave (2010).

Tags: Cinema, Rocco
[16/08/2022 09:00:00]