Ciclo no Sesc SP homenageia os 110 anos de nascimento de Jorge Amado
PublishNews, Redação, 09/08/2022
Joselia Aguiar, Paloma Amado, Eduardo de Assis Duarte, Jean Garfunkel, Juliana Rizzo, Pratinha da Silva homenageiam escritor baiano de 10 a 31 deste mês

Em homenagem aos 110 anos de nascimento de Jorge Amado (10/08/1912 – 06/08/2001), o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – São Paulo / SP) realiza um ciclo sobre o escritor baiano, de 10 a 31 de agosto, sempre às 19h30.

Em quatro encontros presenciais, a jornalista e escritora Joselia Aguiar; Paloma Amado, filha do escritor; o professor Eduardo de Assis Duarte; o músico Jean Garfunkel; a cantora Juliana Rizzo e o flautista Pratinha da Silva abordam sua relação com a política, religião, culinária e música.

O primeiro encontro, nesta quarta (10), terá a presença de Joselia Aguiar, autora de Jorge Amado: Uma biografia (Todavia), obra vencedora do Prêmio Jabuti 2019. O bate-papo pretende assinalar momentos-chave de sua trajetória literária, de modo a compreender as viradas de sucesso que o tornaram o escritor brasileiro mais popular de seu tempo, tanto no Brasil quanto no exterior.

No dia 17, com o tema Jorge Amado, romance em tempo de utopia, o professor Eduardo de Assis Duarte evidencia as relações entre este projeto e sua configuração textual e entre o romance e a novelística de outros compagnons de route da revolução, igualmente vinculada ao horizonte ideológico do socialismo.

No terceiro encontro, marcado para o dia 24 de agosto, Paloma Amado, filha do escritor, percorre a obra do pai buscando os sabores e compilando receitas. Ela trará à tona nomes de comida, modos de cozinha, misturas de ingredientes, combinações de pratos, bebidas, fatos culinários derivados da preferência ou impostos pelas circunstâncias - tudo o que alimenta e sacia os personagens que povoam a literatura de Jorge Amado.

E para encerrar a homenagem, no dia 31, o Canto Livro – composto pelo músico Jean Garfunkel, a cantora Juliana Rizzo e o flautista Pratinha da Silva – apresenta alguns textos consagrados da obra de Jorge Amado em meio a um cenário musical que traz à tona as cores da Bahia reveladas pelo autor.

Para se inscrever e ter mais informações sobre o evento, clique aqui.

Tags: Jorge Amado, SESC
[09/08/2022 10:00:00]