Publicidade
Os projetos literários de sucesso no Catarse
PublishNews, Redação, 26/07/2022
Conrad e Dublinense apostaram pela primeira vez no financiamento coletivo e em poucos dias superaram suas metas de publicação

Livro de Paulo Moreira | © Divulgação
Livro de Paulo Moreira | © Divulgação
Duas editoras estrearam no Catarse – plataforma já bem conhecida entre os fãs de publicações independentes – com financiamentos de sucesso nas últimas semanas. A primeira é a Conrad, que se juntou ao artista Paulo Moreira, fenômeno das redes sociais com quadrinhos deum humor sagaz, para publicar o livro Bom dia, Socorro.

A tira foi lançada originalmente no Twitter e agora, reformulada e encorpada, chega em forma de livro. O financiamento no Catarse, lançado no final de junho, já atingiu 218% da sua meta inicial de R$ 45 mil e ainda faltam 21 dias para a campanha terminar. Os leitores que ainda queiram participar do projeto podem escolher formas de colaborar com recompensas, brindes e a edição impressa ou a digital da história.

A narrativa apresenta o momento mais comum no cotidiano de quem participa da rede social de comunicação mais usada do Brasil, o WhatsApp. "Bom dia". Quem nunca recebeu uma mensagem assim, com uma figurinha cheia de fru-frus e ficou o dia todo pego em trocas de mensagens no celular? Foi o que aconteceu com Socorro, que se viu presa numa batalha de mensagens de celular, cada uma mais enfeitada que outra. Essa mistura de "grupo de zap" com anime de lutinha com um tempero bem brasileiro é o mote de Bom dia, Socorro.

A Dublinense é outra que uma semana após o lançamento coletivo do seu “livro misterioso” já alcançou a meta estipulada. No projeto, o título do livro só seria revelado quando a campanha atingisse R$ 10 mil, o que aconteceu já no terceiro dia com o financiamento no ar.

Então, após revelar que o livro misterioso é Fome azul, romance da italiana Viola di Grado (obra censurada na China, escrita por uma das sensações da nova cena literária da Itália), a editora lançou novas metas de revelação para mostrar os detalhes do visual do livro, feito por Luísa Zardo. A ideia é revelar a capa da obra assim que a campanha atingir 200%.

O financiamento vai até 31 de agosto (dia do aniversário da editora), e quem quiser participar do projeto e ir descobrindo aos poucos curiosidades sobre a obra de Viola, é só clicar aqui.

[26/07/2022 10:00:00]
Matérias relacionadas
Livro vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís é publicado no Brasil pela Dublinense
Uma turista carioca leva Antonello a atravessar o oceano para compreender o próprio coração
Obra será publicada no primeiro semestre de 2026; Paula participará da Fliporto em novembro e Flipoços, em 2026
Leia também
Volume reúne toda a poesia e prosa do heterônimo de Fernando Pessoa, com inéditos, variantes e grafia original, no aniversário de 90 anos de morte do poeta
Prestes a completar 70 anos, 50 dedicados à literatura infantil, Bia Bedran leva as suas histórias musicadas a escola pública no subúrbio do Rio de Janeiro
Veja também: a biblioteca pessoal de Bruno Paes Manso e a trajetória de 'Flesh' até o título do Booker Prize, pela ótica de Sarah Jessica Parker