
Dessa vez, trazemos a conversa do painel O futuro da indústria do livro, por Juergen Boos, presidente da Feira do Livro de Frankfurt, e Margot Atwell, editora da Feminist Press.
Em um bate-papo com a repórter Talita Facchini, Boos e Atwell falaram sobre os desafios, tendências e oportunidades do mercado editorial global. Eles comentaram também sobre o retorno presencial do maior evento literário do mundo – a Feira de Frankfurt –, da importância de dar voz aos grupos e indivíduos marginalizados, sobre os novos caminhos que as empresas podem percorrer para aumentar sua receita, dentre outros temas.
A ideia da mesa surgiu do painel apresentado por Margot em 2019, na Feira do Livro de Londres, quando ela apresentou cinco previsões para a indústria do livro em 2025. Margot não previu a pandemia de covid-19, mas acertou em todos os outros pontos. “Acho que a pandemia forçou a indústria editorial a inovar rapidamente, e acho também que os editores foram muito criativos e realmente se concentraram em se conectar com os leitores durante esse período”, disse na conversa.
Já Boos falou sobre a edição deste ano da Feira de Frankfurt. “Decidimos que para os próximos três anos, vamos nos concentrar em traduções”, contou. “Acho que temos que transformar nossa indústria de alguma forma”, concluiu.
O podcast está com seu áudio original em inglês. Você pode conferir a versão com legendas no canal do PublishNews no YouTube, no qual estão disponíveis outras mesas do InterLivro 2022.
Este podcast é um oferecimento da MVB Brasil, empresa que traz soluções em tecnologia para o mercado do livro. Além da Metabooks, reconhecida plataforma de metadados, a MVB oferece para o mercado brasileiro o único serviço de EDI exclusivo para o negócio do livro. Com a Pubnet, o seu processo de pedidos ganha mais eficiência.
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.