Publicidade
CCXP confirma vinda de Aimée de Jongh em dezembro
PublishNews, Redação, 13/07/2022
Artista holandesa que coleciona prêmios relevantes em HQ teve vários lançamentos recentes de sucesso no Brasil, como 'Táxi! - Histórias passageiras', publicada pela Conrad

Aimée de Jongh | © Divulgação CCXP
Aimée de Jongh | © Divulgação CCXP
A feira geek paulistana CCXP, que terá nova edição entre 1º e 04 de dezembro, deu mais um passo para confirmar a proposta de ser o maior evento de cultura pop do planeta. Foi anunciada a presença da quadrinista holandesa Aimée de Jongh no evento.

Ela é vencedora do Prix Saint-Michel por The return of the Honey Buzzard e carrega na bagagem outras grandes obras de sucesso no Brasil: A obsolescência programada dos nossos sentimentos (Pipoca & Nanquim), Táxi! - Histórias passageiras (Conrad) e Dias de areia (Nemo), que lhe rendeu uma indicação ao prêmio Eisner em 2020.

O prêmio mais recente na comunidade dos quadrinhos veio com a conquista do Stripschapprijs 2022, prêmio holandês que considera as conquistas ao longo da vida do artista de HQ.

“A Aimée é um dos grandes nomes dos quadrinhos na atualidade, com várias obras publicadas no Brasil apenas nos últimos meses. Queremos oferecer aos fãs a oportunidade de encontrar essa artista e, àqueles que ainda não estão familiarizados com seu trabalho, a oportunidade de descobrir porque Aimée coleciona fãs e prêmios no mundo dos quadrinhos”, diz Ivan Costa, cofundador da CCXP e curador de HQ no festival.

A lista de quadrinistas confirmados na CCXP pode ser conferida no site oficial. Do evento, onde podem ser obtidas informações obre ingressos.

Aimée também é diretora de animações. Seu currículo de imagens em movimento tem o curta-metragem Aurora, a criação de storyboards para Undone, da Amazon Prime, e uma série de 12 videoclipes para a TV holandesa. Atrás dos telescópios é seu projeto de animação mais ambicioso, feito em conjunto com Lavinia Meijer e Arthur Antoine. Em 2021, Aimée criou seis curtas-metragens de animação para a nova exposição “Slavery”, do Rijksmuseum, em Amsterdã.

Tags: CCXP, Quadrinhos
[13/07/2022 12:30:00]
Matérias relacionadas
Demais categorias do prêmio estão abertas para votação popular
Publicação será lançada nesta sexta-feira (12), na Megafauna localizada no marco arquitetônico de São Paulo
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop
Leia também
Edição paulistana propõe uma experiência imersiva, com nomes como Ana Maria Machado, Carla Madeira e Socorro Acioli
Interessados podem atender ao chamado do Instituto Guimarães Rosa Buenos Aires e da Embaixada do Brasil até o dia 27 de fevereiro
Encontro será mediado pela jornalista Isabel Coutinho, do jornal português PÚBLICO, e pela jornalista e escritora Iara Biderman, editora da revista Quatro Cinco Um