Publicidade
Criador do mangá ‘Yu-Gi-Oh’ é achado morto no mar
PublishNews, Redação, 08/07/2022
Corpo de Kazuki Takahashi estava boiando a 300 metros da praia de Okinawa, no Japão; morte de um dos maiores quadrinistas dos anos 2000 será investigada pela polícia

Yu-Gi-Oh! | © Divulgação JBC
Yu-Gi-Oh! | © Divulgação JBC
Em 1996, Kazuki Takahasi lançou o mangá Yu-Gi-Oh!, que foi publicado continuamente no Japão até 2004. Os personagens disputam o jogo de cartas fictício chamado Duel Monsters, onde cada um utiliza cartas para um duelo simulado de monstros, e a ação parte para episódios delirantes. Claro que a ideia gerou a criação de um card game de verdade, comercializado com tremendo sucesso, para que os fã do mangá pudessem sentir as emoções dos personagens.

Mas o salto de popularidade da obra de Takahasi aconteceu com as versões em anime. A primeira série de desenhos, Yu-Gi-Oh!, saiu em 1998, com 27 episódios, e não empolgou muito. Mas em 2000 veio Yu-Gi-Oh! Duel Monsters, que se transformou num sucesso mundial, com 224 episódios produzidos.

A partir daí, Takahasi esteve por trás de novas séries de mangás e animes, numa das franquias mais rentáveis da cultura pop japonesa recente.

Essa jornada é interrompida com sua morte, que pode ter sido provocada por um acidente enquanto ele mergulhava, uma prática regular do artista. Mas a polícia japonesa abriu uma investigação ampla, não descartando até a chance de um assassinato. Takahasi tinha 60 anos.

No Brasil, Yu-Gi-Oh! é publicado pela JBC, selo de mangás recentemente adquirido pela Companhia das Letras. Foram lançados pela JBC os 38 volumes originais da saga.

Tags: JBC, Mangá
[08/07/2022 10:00:00]
Matérias relacionadas
Festival organizado pela JBC e pelo Sesc São Paulo ocorre no Sesc 14 Bis, em São Paulo
Em 'Garota à Beira-mar', a tentativa de como preencher o vazio que surge na alma é um dos grandes temas de Asano
No mercado há mais de 20 anos, o editor e jornalista já teve uma passagem pela JBC por sete anos e era Gerente Editorial na Conrad desde 2020
Leia também
Pernambucano concorre na categoria Criação Gráfica pela capa da revista Continente nº 277, de 2024
Veja também as adaptações literárias na Mostra de Cinema de São Paulo e a parceria de clube de leitura com o WhatsApp
Focada no público infantil e juvenil, a livraria de Rosana Mont’Alverne fica na nova sede da Aletria, na Savassi