Protagonismo das mulheres no mercado é tema do InterLivro na terça
PublishNews, Redação, 04/07/2022
Painel realizado pelo PublishNews no espaço de debates da Bienal Internacional do Livro de São Paulo pode ser acompanhado presencialmente ou pela internet, mediante inscrições prévias

Nesta terça (05), a partir das 10h, o segundo dia da sexta edição do InterLivro – Encontro Internacional de Profissionais do Livro, realizado pelo PublishNews, destaca experiências de profissionais admiradas pelo mercado editorial, contemplando suas carreiras diante das transformações na sociedade no que se refere a questões de gênero.

Dentro do espaço Papo de Mercado, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o painel "ProtagonistAs: o papel decisivo das mulheres na evolução de uma indústria tradicionalmente dominada por homens" toca nas disparidades vistas no passado e no presente, com objetivo de apontar para um futuro em que vigore justa distribuição de oportunidades e reconhecimentos.

As convidadas são Karine Pansa [foto], vice-presidente da International Publishers Association; Rosely Boschini, CEO da Editora Gente); Ketty Valencio, proprietária da Livraria Africanidades; e Camila Cabete, Head de Conteúdo da Árvore. Elas, conversam com Talita Facchini, repórter do PublishNews. Também serão exibidas em vídeo entrevistas feitas por Talita com as autoras Torrey Peters (Destransição, Baby) e Laura Taylor Namey (Uma garota cubana, chás e amanhãs).

O InterLivro continua com inscrições abertas para quem deseja comparecer à Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Expo Center Norte, e também para quer assistir ao evento remotamente. A programação, com nomes de expressão internacional e nacional no mercado editorial, vai até a próxima sexta (08). Os interessados na participação presencial podem se inscrever por este link.

Vale lembrar que o acesso ao InterLivro é gratuito, mas é necessário comprar ingresso para entrar na Bienal. Assistir aos encontros do InterLivro, mesmo para quem efetuar sua inscrição, está sujeito à lotação da sala, para 80 pessoas.

Haverá transmissão on-line dos painéis, acessada por este link de Zoom.

O InterLivro faz parte do Papo de Mercado by MVB, espaço de discussões na Bienal. São profissionais consagrados no mercado, como muito a oferecer para essa discussão. Entre eles, James Daunt, CEO da Barnes & Noble; Juergen Boos, presidente da Feira do Livro de Frankfurt, e Margot Atwell, editora da Feminist Press, além de editores, livreiros e distribuidores que atuam no país.

Esta edição do InterLivro tem patrocínio de MVB, Amazon, Árvore, Tordesilhas e Fundação Dorina Nowill para Cegos, com apoio da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e #coisadelivreiro.

Eis a programação dos outros dias do Interlivro 2022:

Quarta-feira (06/07)
10h: Painel Como salvar sua livraria, por James Daunt, CEO da Barnes & Noble
Um dos mais aguardados painéis do InterLivro 2022, “Como salvar sua livraria” mergulha no pensamento de James Daunt, o livreiro que salvou da falência a maior rede de livrarias da Grã-Bretanha e hoje dá providencial impulso à maior dos EUA: respectivamente, Waterstones e Barnes & Noble (da qual é CEO desde 2019). Recentemente, reportagem do New York Times mostrou que parte da estratégia de Daunt como “executivo-salvador” se concentra em dois aspectos: dar autonomia a gerentes de lojas para que decidam o que comprar com base nas vendas e gostos locais; e concentrar esforços na venda de livros, e não de outros produtos. O que terá ele a ensinar aos colegas brasileiros?
Daunt foi entrevistado pelo editor-chefe do PublishNews, Thales de Menezes. Entrevista gravada, em vídeo.

10h40: Alexandre Martins Fontes (Martins Fontes); Rui Campos (sócio-fundador da Travessa); Solange Mazia (consultora empresarial, gestora da A Eólica Bookbar e ex-proprietária de loja da rede Nobel) comentam a entrevista e contam suas experiências como livreiros.
Mediação: Thales de Menezes

Quinta (07/07)
10h: Painel O futuro da indústria do livro, por Juergen Boos, presidente da Feira do Livro de Frankfurt, e Margot Atwell, editora da Feminist Press
Em entrevista à repórter Talita Facchini, Juergen Boos e Margot Atwell falam sobre desafios, tendências e oportunidades do mercado editorial global. Na pauta, entre outros assuntos, o retorno presencial do maior evento literário do mundo, a missão de dar voz a grupos e indivíduos marginalizados, e os novos caminhos que as empresas devem percorrer para aumentar sua receita.

10h45: Bruno Mendes (sócio do PN e CEO do #coisadelivreiro) e Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil) comentam a entrevista de Boos e Atwell e expõem suas visões sobre o futuro da indústria.

11h05: Painel Como o varejo-online, o e-book e o audiobook podem colaborar para o desenvolvimento do mercado do livro como um todo
Em meio a lamúrias, aplausos e uma torrente de questionamentos pertinentes, a caravana digital passa. Comprar livro pela internet, ouvir pelo celular a narração de um best-seller e ler usando dispositivo eletrônico, por exemplo, já são hábitos incorporados à vida moderna. Se é inútil conspirar contra o avanço da tecnologia e a quebra de paradigmas, parece razoável buscar denominadores comuns entre o “velho” e o “novo”. À mesa, três executivos inseridos no ecossistema digital contam de que maneira o varejo-online, o e-book e o audiobook podem colaborar para o desenvolvimento do mercado livreiro como um todo.
Convidados: André Palme (executivo, professor e mentor), Ricardo Perez (Country Manager Books, Amazon Brasil) e Rodrigo Meinberg (CEO do Skeelo)
Mediação: Camila Cabete (Head de Conteúdo da Árvore)

Sexta-feira (08)
10h: Painel Bem-vindo aos clubes de assinatura: o que aprender com a TAG, Wine e Flower Club
Os números cada vez mais expressivos ostentados pelos clubes de assinatura no Brasil têm colocado o setor sob os holofotes do mundo dos negócios – o que se intensificou durante a pandemia. Se, por um lado, há considerável espaço para crescimento, por outro, o mercado é implacável com aventureiros e empresas que não primam pela qualidade de seus produtos e serviços. Como fidelizar o cliente? Como tornar o que se vende algo indispensável para o consumidor? Como entregar não somente o palpável, mas sensações, experiências? São questões-chave a permear o painel, uma aula para quem trabalha com livro.
Convidados: Marcelo D'Arienzo (CEO da Wine), Gustavo Lembert (CEO da TAG) e Victor Campos (CEO do Flower Club)
Mediação: Ricardo Arcon

11h10: Painel A distribuição de livros no Brasil pós-covid: desafios e oportunidades
Engrenagem fundamental da cadeia do livro, as distribuidoras foram especialmente impactadas pelo isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Os desafios impostos por esse período se somaram a um histórico de conhecidos obstáculos e mudanças no setor, como a distribuição feita pelas próprias editoras, a debacle de grandes livrarias, o crescimento do comércio eletrônico, margens de lucro apertadas, gargalos na infraestrutura do país e o custo do combustível. Experientes e donos de perfis e visões complementares, Joana, Wendel e Raphael conversam sobre as dores e as delícias da distribuição, analisando tanto o ambiente físico quanto o digital, e destacando a importância das distribuidoras para a disseminação da leitura.
Convidados: Joana de Conti (Head of Account Management da Bookwire Brasil), Wendel Almeida (Head de Estratégia da Catavento Distribuidora de Livros) e Raphael Bispo (gerente comercial da Distribuidora Loyola)
Mediação: Talita Facchini

[04/07/2022 08:00:00]