Publicidade
3ª Jornada Profissional da Bienal de SP começa nesta quarta
PublishNews, Redação, 28/06/2022
É esperada a participação de 80 profissionais e estimativa é de que as editoras brasileiras realizarem negócios de US$ 400 mil durante os próximos 12 meses

Antecedendo a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (02 a 10/07) – que até o momento já vendeu 169% de ingressos a mais, se comparado à edição de 2018 – começa nesta quarta (29) a 3ª Jornada Profissional.

Realizada pelo Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro, realizado por meio de parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – a Jornada faz parte de um esforço para criar condições favoráveis à expansão dos negócios para os expositores do mercado editorial.

De quarta a sexta (1º), o Expo Center Norte abrigará rodadas de negócios com editores internacionais convidados e uma programação de palestras exclusivas. Com esta iniciativa, a Bienal do Livro de SP tende a se colocar também como uma importante feira de negócios, inspirada nas feiras internacionais similares de Frankfurt, Guadalajara e Bolonha (onde há grande fluxo de compra e venda de direitos autorais entre diversos países).

O BP espera a participação de 80 profissionais, com 20 vagas reservadas para convidados internacionais dos EUA, Europa, América Latina, Turquia e Egito; além de Portugal, país convidado de honra da Bienal em 2022. A estimativa é de que as editoras brasileiras alcancem US$ 400 mil em negócios durante os próximos 12 meses.

“A Jornada Profissional é um projeto enriquecedor que promove diversas oportunidades de negócios e networking entre as editoras participantes. O programa possibilita o estreitamento de relações entre profissionais e casas editoriais do mundo todo e estamos entusiasmados de realizá-lo mais uma vez de maneira presencial”, explica Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e gerente do Brazilian Publishers.

Programação

No dia 29, haverá a primeira mesa do programa intitulada “O Mercado em Língua Portuguesa – desafios e oportunidades: um overview sobre os mercados de livros no Brasil, Portugal e África Lusófona”. A discussão abordará um breve panorama para a internacionalização, como as principais dificuldades enfrentadas para a venda de direitos nos três países.

Já na quinta-feira, dia 30, acontece a mesa “Os programas internacionais de fellowship e sua importância para os negócios no mercado editorial”, que discorrerá sobre como os programas de fellowship internacionais funcionam, que oportunidades eles oferecem para o mercado do livro, por que são tão importantes e como podem melhorar e atender mais pessoas.

No dia 1º de julho, os convidados internacionais visitam a editora FTD Educação, que faz parte do Brazilian Publishers, e também conhecem o parque gráfico da casa editorial. E por último, no dia 2 de julho, acontece a visita à feira com a participação no Latin American Educational Publishers Forum (EPF Latam) pela manhã.

[28/06/2022 11:00:00]
Matérias relacionadas
Dados da CBL mostram salto nos negócios das editoras do BP no evento, totalizando US$ 20 milhões nas últimas três edições
Comitiva brasileira visitou instituição que desde 2020 se entitula como um centro cultural 'da próxima geração'
Programação inclui sessões de matchmaking, palestra sobre liderança feminina, oficinas com rodas de leitura e muito mais
Leia também
As inscrições para a vaga estão abertas até o início de janeiro e ter experiência na função na área de Editora ou de Livraria será um diferencial
Nova Diretoria Executiva será composta por Flávia Bravin, como 1ª vice-presidente, e Diogo R. Benke, como 2º vice-presidente
Estudo é resultado da avaliação para o ranking Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial, realizado por Great Place To Work e PublishNews